São Paulo, quarta-feira, 07 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA MÚSICA ERUDITA

Álbum busca a liberdade do improviso nas suítes de Bach

SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA

No segundo CD dedicado à integral das "Seis Suítes" para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach (1685-1750), Dimos Goudaroulis utiliza três instrumentos diferentes.
Isso torna o aguardado volume -contendo as suítes n° 4, n° 5, n° 6 e uma faixa bônus com a "Allemanda", da "Partita n° 2" para violino- ainda mais original do que o primeiro, lançado em 2008 e agora incluído no pacote com o ciclo completo. O disco fecha um projeto de gravação iniciado em 2006. São interpretações historicamente orientadas, com ampla pesquisa estilística, instrumentos antigos, arco barroco e cordas de tripa.
Essas características, somadas ao fato de o trabalho seguir o rejeitado manuscrito de Anna Magdalena, a segunda mulher de Bach, fazem a versão do músico grego (radicado no Brasil desde 1996) soar totalmente distinta das de nomes como Antonio Meneses e Yo-Yo Ma.
Assim, além do violoncelo francês do século 18, sonoridade aqui usada nas suítes n° 4 e n° 5, Dimos lança mão de um cello piccolo de cinco cordas para a n° 6 e do piccolo de quatro cordas para a faixa adicional.
Este último instrumento soa exatamente como um violino mais grave, o que justifica a escolha da obra extra. Por outro lado, o cello da "Sexta Suíte", com sua corda mi aguda, imprime a ela um brilho incomum, com destaque para a famosa "Gavotte".
Tais características técnico-estilísticas, entretanto, não definem suficientemente o Bach idiossincrático de Goudaroulis. O que mais choca em sua interpretação é a flexibilidade do tempo, que, sem deixar de evocar as diferentes danças, nunca se submete à métrica. A substituição do beat metronômico por uma eloquência heterogênea -somada às arcadas atípicas e ao virtuosismo elétrico- marcam a sua poética.
E a fronteira, o núcleo do rigor, parece encontrar um Bach que, antes da beleza, almeja mesmo a liberdade do improvisador.

6 SUÍTES A VIOLONCELLO SOLO
ARTISTA Dimos Goudaroulis
LANÇAMENTO Tratore
QUANTO R$ 41,90 em média
AVALIAÇÃO ótimo


Texto Anterior: Música: Roberto Carlos sobe aos palcos de Israel nesta noite para megashow
Próximo Texto: Literatura: Evento homenageia Lygia Fagundes Telles
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.