São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Canal exibe "Maricotinha" amanhã

Maria Bethânia canta viva no Multishow

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

O canal pago Multishow exibe amanhã, às 21h45, versão compacta do show que deu origem ao CD mais recente de Maria Bethânia, "Maricotinha ao Vivo". É uma oportunidade, ao Brasil grande que não tem Canecão nem Credicard Hall, de ver a diva em ação, ao vivo e em cores.
E Bethânia no palco tem significado próprio, que o especial flagra quando a mostra correndo na ponta dos pés ou declamando poemas aninhada no chão, plenamente à vontade.
O especial de TV (como o provável futuro DVD) mostra então o que já não há nos inúmeros, frequentes e repetitivos CDs de shows que ela tem feito ano sim ano não: a diva viva, em voz, pele, carne e osso. É deixa para olhar e observar o que os CDs já não deixam perceber: que a sacralização em vida dos artistas tende a produzir cultura morta. Bethânia tem sofrido desse perigo, o mesmo que o mano Caetano despistou ao produzir há pouco os surpreendentes (e alegres) disco e show em parceria com Jorge Mautner.
Bethânia permanece plenamente viva apesar da tentação ao mito e a sacralização que rodeia a ela e seus pares, e nem sempre isso soa evidente. Soará amanhã à noite.

Multishow ao Vivo


   
Artista: Maria Bethânia
Quando: amanhã, às 21h45, no Multishow




Texto Anterior: Crítica: Livro ilumina questões habitacionais
Próximo Texto: Documentários: "NGC" inaugura "pay-per-view" gratuito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.