São Paulo, terça-feira, 07 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roger Waters tocará "Dark Side..." no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Se "Dark Side of the Moon" foi um dos últimos álbuns em que o Pink Floyd realmente atuou como uma unidade, com todos os integrantes do grupo colaborando com idéias importantes, depois dele a banda iria se dividir entre os "núcleos" Roger Waters e David Gilmour.
Autoritário, Waters tornou-se um isolado comandante. A maior conseqüência dessa divisão foi "The Final Cut", disco de 1983 que continha o crédito: "Um réquiem para o sonho do Pós-Guerra, por Roger Waters, executado por Pink Floyd".
Gilmour resolveu levar a banda adiante, e para isso precisou lutar contra Waters nos tribunais -ganhou o direito de usar o nome Pink Floyd para se apresentar em shows e lançar discos como "A Momentary Lapse of Reason" (87) e "The Division Bell" (94).
Waters, que já tocou no Brasil em 2002, voltará em março de 2007, para shows em São Paulo (no dia 23) e no Rio (dia 24). Os locais ainda não foram definidos.
As duas apresentações terão como eixo "Dark Side of the Moon". Na turnê que o baixista faz pelo mundo, o show é dividido em duas partes. Na primeira, Waters mostra faixas clássicas do Pink Floyd e algumas de sua carreira solo; a segunda parte é dedicada exclusivamente ao álbum "Dark Side...".
Após mais de duas décadas separados (o último show havia sido em Londres em 1981), Waters, Gilmour, Nick Mason e Rick Wright voltaram a ocupar o mesmo palco em julho do ano passado, no Live8, evento beneficente organizado por Bob Geldof.
Havia Coldplay, Paul McCartney, Elton John, mas a principal atração da festa, para as 200 mil pessoas que estavam no Hyde Park, em Londres, e para os (estimados) 3 bilhões que assistiram pela televisão, era a reunião do Pink Floyd. Eles tocaram "Breathe", "Money", "Wish You Were Here" e "Comfortably Numb". Com a ajuda das câmeras de TV, notava-se o desconforto de, principalmente, Gilmour.
Após sua saída da banda, Waters lançou vários discos conceituais, como "The Pros and Cons of Hitch Hiking" (83), "Radio K.A.O.S." (87) e o erudito "Ça Ira" (2005).
Além do Pink Floyd, Gilmour produziu discos como "On an Island" (06) e participou de "Run Devil Run" (99), de Paul McCartney. Recentemente, foram reeditados no país os DVDs "The Wall Live in Berlin", de Roger Waters, e "P.U.L.S.E.", do Pink Floyd de Gilmour.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: O disco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.