São Paulo, sábado, 7 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO
HOMENS DA MONTANHA
Bandeirantes, 13h. (The Mountain Men). EUA, 1980, 95 min. Direção: Richard Lang. Com Charlton Heston e Brian Keith. Caçadores de peles vivem nas Montanhas Rochosas, no século passado, lutando contra índios e a decadência do negócio.

UM ROBÔ EM CURTO-CIRCUITO 2
SBT, 13h45.
(Short Circuit 2). EUA, 1988, 110 min. Direção: Kenneth Johnson. Com Fisher Stevens, Michael McKean. Robô que ajuda inventor na criação de outros robôs perde-se e se envolve com ladrões.

UM CONTO AMERICANO 2 - FIEVEL VAI PARA O OESTE SBT, 16h10.
(An American Tail - Fievel Goes West). EUA, 1991, 75 min. Direção: Phil Nibbelink. Rato imigrante da Rússia segue a saga do sonho americano no Velho Oeste.

O ANJO GUERREIRO
Manchete, 16h15.
(Angel in Gree). EUA, 1987, 96 min. Direção: Marvin J. Chomsky. Com Susan Dey, Bruce Boxleitner. Militar recebe a missão de proteger um povoado no Pacífico. Uma jovem freira muda sua vida. Bom trabalho de Chomsky.

MOMENTO INESQUECÍVEL
Bandeirantes, 21h30.
(Local Hero). Inglaterra, 1983, 111 min. Direção: Bill Forsyth. Com Burt Lancaster, Peter Riegert, Denis Lawson. Jovem executivo de companhia petrolífera norte-americana vai à Escócia comprar terras onde fazer escavações. Dois problemas: a) um dos proprietários recusa-se a vender seu terreno, apesar de todas as vantagens oferecidas; b) o rapaz se apaixona pelo lugar. Vale por Burt Lancaster.

CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRAZIL
Globo, 21h50.
Brasil, 1994, 100 min. Direção: Carla Camurati. Com Marieta Severo, Marco Nanini, Ney Latorraca, Marcos Palmeira. Em seu primeiro longa como diretora, Carla Camurati enfoca a vinda da Família Real portuguesa ao Brasil, no início do século 19, a partir de Carlota Joaquina, mulher de d. João 6º. O filme mostra, em tom de comédia, a gênese doentia de um país idem. Interessante sobretudo pelo vigor e paixão com que Camurati se debruça sobre o tema.

LIBERTAÇÃO 1945
Cultura, 23h.
(Liberation 1945). 1994, 98 min. Direção: Arnold Schwartzman. Documentário em que o centro é o genocídio de judeus na Segunda Guerra. O assunto -o nazismo, seus fundamentos, suas decorrências- é fundamental. Mas o filme é excessivamente engajado para acrescentar-lhe um ponto de vista original. P&B e cores. Legendado.

PÂNICO NAS RUAS
Bandeirantes, 23h30.
(Panic in the Streets). EUA, 1950, 96 min. Direção: Elia Kazan. Com Richard Widmark, Paul Douglas, Barbara Bel Geddes, Jack Palance. Em Nova Orleans, médico constata que imigrante ilegal encontado morto estava contaminado por vírus fatal. Conclui que seus assassinos também devem estar. Pior, podem estar espalhando uma epidemia. Grande filme. P&B.

DUBLÊ DE CORPO
Globo, 23h45.
(Body Double). EUA, 1984, 109 min. Direção: Brian De Palma. Com Craig Wasson, Melanie Griffith. Ator de filmecos de terror é despedido por conta da claustrofobia. Isso o levará a ser tragado em uma trama em que faz o papel de voyeur. De Palma como gosta: com uma produção modesta, partindo de filmes de Hitchcock ("Um Corpo que Cai") e chegando a resultados surpreendentes. De primeira.

O FOTÓGRAFO
CNT/Gazeta, 0h30.
Brasil, 1981, 77 min. Direção: Jean Garrett. Com Patricia Scalvi, Roberto Miranda, Aldine Muller. Fotógrafo transa com as mil modelos, mas não consegue focar a única mulher que lhe interessa. Garrett em registro quase intimista.

O ATIRADOR SBT, 1h10.
(Sniper). EUA, 1992, 98 min. Direção: Luis Llosa. Com Tom Berenger, Billy Zane. Berenger é o militar com a missão de ir ao Panamá e eliminar chefão do cartel de drogas local, também candidato a presidente. Passatempo desalentador.

PERIGO NA MADRUGADA
Bandeirantes, 1h30.
(Midnight Tease 2). EUA, 1995, 90 min. Direção: Richard Styles. Com Kimberly Kelley, Jack Turturici. Depois que tem a irmã, dançarina em uma boate, assassinada, bela garota adere ao striptease, a fim de melhor encontrar o criminoso. Besteirada. Inédito.

MEU PÉ ESQUERDO
Globo, 1h50.
Irlanda, 1989, 100 min. Direção: Jim Sheridan. Com Daniel Day-Lewis, Ray MaAnally, Brenda Fricker. Um "tour de force": a história de Christy Brown, menino irlandês com paralisia cerebral que, com a ajuda da mãe, se descobre capaz de fazer com o pé esquerdo aquilo que não pode fazer com os demais membros.

COM A CORDA NO PESCOÇO
SBT, 3h.
(Goin' South). EUA, 1978, 108 min. Direção: Jack Nicholson. Com Jack Nicholson, Mary Steenburgen, John Belushi. Garota salva fora-da-lei da forca. Aí ele tem de casar com ela.

TV PAGA
No tempo do musical

da Redação

A maior vantagem de "Era uma Vez em Hollywood" (Futura, 16h50) é que não é preciso gostar de musicais para vê-lo.
Como se trata de uma antologia, o espectador tem contato apenas com a nata: os grandes balés, os Gene Kellys e Fred Astaires, as Cyd Charrisses e Judy Garlands.
Mal se percebe a atmosfera de exumação da velha Metro, visível, no entanto, nos rostos enrugados dos narradores, nas velhas e já inúteis ruas de cenários, ou na piscina abandonada de Esther Williams.
"Era uma Vez em Hollywood" é uma antologia do musical, sim, e admirável. Mas é, mais do que isso, um olhar sobre o tempo e maneira cruel e implacável como desfigura as coisas e os mitos. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.