São Paulo, sábado, 7 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Personalidades são condecoradas por FHC

da Sucursal de Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso e o ministro da Cultura, Francisco Weffort, condecoraram ontem diversas personalidades com a Ordem do Mérito Cultural pelos serviços prestados à cultura brasileira.
Entre os que receberam a comenda, em solenidade no Palácio do Planalto, estão o cineasta Cacá Diegues, o escritor Ariano Suassuna, o crítico teatral Décio de Almeida Prado, o músico Altamiro Carrilho, o presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo, Abram Szajman, a escritora Ruth Rocha, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e o publisher da Folha, Octavio Frias de Oliveira.
² Paixão pela confusão
"Ao reverenciar os senhores, estamos reverenciando aquilo que há de melhor no país, que é a capacidade de criar, inovar e confundir. Nós confundimos tudo. Eu tenho paixão pela confusão brasileira", disse o presidente Fernando Henrique Cardoso, ao discursar na cerimônia. "Nossa confusão não leva ao atrito, é a confusão que recria", completou.
² Exposição
A entrega das medalhas, que marcou o início das comemorações do Dia da Cultura, homenageou o escritor paulista Monteiro Lobato e o imperador d. Pedro 1º.
Foi montada uma exposição em homenagem a ambos no Palácio do Planalto para os convidados da cerimônia.
Depois da condecoração, houve um recital do pianista João Carlos Martins, também agraciado com a comenda.
A Ordem do Mérito Cultural foi criada pelo Ministério da Cultura em 1995.
"As pessoas que hoje reconhecemos aqui ajudam a construir o futuro do país, por intermédio da cultura", disse o ministro Francisco Weffort.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.