São Paulo, sexta-feira, 07 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/TV Cultura
GARIBALDO GRAVA NAS RUAS DE SP Garibaldo, personagem da série "Vila Sésamo", exibida pela TV Cultura, durante gravação de clipe na avenida Paulista, domingo passado; ele também gravou no metrô

TVs pedem mais 1 ano para respeitar fusos

As redes de TV vão pedir ao secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., em reunião na próxima quarta, o adiamento por um ano do início da vigência da obrigatoriedade do cumprimento dos diferentes fusos horários na classificação indicativa de programas.
Pelas novas normas de classificação indicativa, editadas em julho, as emissoras terão de respeitar os fusos a partir de 9 de janeiro. As TVs das regiões Norte e Centro-Oeste argumentam que seis meses foram insuficientes para adaptação.
Hoje, a novela das oito da Globo, que se inicia às 21h no Sudeste, passa às 18h no Acre. Como "Duas Caras" foi classificada como imprópria para menores de 12 anos, a partir de 9 de janeiro terá de ir ao ar, obrigatoriamente, após as 20h em qualquer canto do país.
As emissoras fora do fuso do Sudeste terão que gravar a programação gerada no Sudeste para exibirem no horário indicado pelo Ministério da Justiça. A rigor, elas não são obrigadas a cumprir a classificação indicativa, mas correm o risco de sofrer ações judiciais.
As TVs dizem que terão de gastar pelo menos US$ 75 mil em equipamentos e que perderão audiência e faturamento, pois seus telespectadores passarão a receber o sinal direto do Sudeste via parabólicas.
A reunião com Tuma Jr. foi pedida pela Abert. A entidade deverá propor a assinatura de um termo de compromisso.

JÁ ERA 1 A Record, que já tinha passado o SBT no Ibope nacional das 7h à 0h, ganhou da concorrente em novembro na média das 24 horas. A rede de Edir Macedo ainda fica atrás da de Silvio Santos de manhã e de madrugada, mas seu desempenho à tarde e à noite faz a diferença.

JÁ ERA 2 Em novembro, a Record teve 5,35 pontos no Ibope nacional das 24 horas, contra 5,10 do SBT e 14,7 da Globo.

CLONAGEM Autora de "Amigas e Rivais", do SBT, Letícia Dornelles agora diz que não é ela quem acusa a Globo e Walcyr Carrasco de copiarem sua novela. Afirma que são internautas que fazem isso. Na Globo, no entanto, não há dúvidas de que Letícia está por trás dos internautas.

JANELA 1 A TV Cultura conseguiu anteontem do governo do Estado R$ 1,370 milhão para cumprir compromisso com 13 produtoras independentes contratadas para realizar documentários no projeto "Janela Brasil".

JANELA 2 Esse dinheiro já havia sido repassado pelo governo, mas a antiga diretoria da Cultura o usou para outros fins.

FECHADURA A proposta de reajuste dos salários da cúpula da TV Cultura (em alguns casos, em mais de 100%) repercutiu mal no Palácio dos Bandeirantes. Conselheiros da emissora já foram avisados de que todo aumento salarial tem de passar pelo Codec (Conselho de Defesa dos Capitais do Estado), ligado à Secretaria da Fazenda.


Texto Anterior: José Simão: Timão 2007! Deus não é Fiel!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.