São Paulo, sexta-feira, 07 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pernambuco aterrissa em São Paulo

Festival no Sesc Pompéia reúne Mombojó, Maquinado e outros; Rio e BH terão shows no outro final de semana

RAQUEL COZER
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde que a cena musical pernambucana despontou com o manguebeat, os nomes surgidos por aquelas bandas vêm se esbarrando lá e cá, seja em shows, seja em participações em CDs uns dos outros.
Algumas das correntes que evoluíram daquele encontro do regional com o rock, o hip hop etc. vão parar no mesmo palco neste fim de semana. A banda Mombojó, o projeto Maquinado e os músicos Junio Barreto e Ortinho participam do Festival Temporal PE, em São Paulo, sob o comando do escritor e conterrâneo Xico Sá.
O festival é uma espécie de herança do projeto homônimo de artes plásticas que, nos anos 90, tomava as ruas de Recife com intervenções, vídeos, teatro e música. Aqui, fica só na música, à exceção da exibição do curta "O Mundo É uma Cabeça", de Bidu Queiroz e Cláudio Barroso, estrelado por Chico Science (1966-1997).
A noite de hoje começa com o caruaruense -figurinha fácil em baladas paulistanas- Junio Barreto, com repertório centrado no samba. Vem seguido do rock cheio de texturas do Mombojó, que neste ano perdeu um de seus integrantes (o flautista Rafael Torres, morto por ataque cardíaco) e segue ainda em fase de reformulação, segundo o violonista Marcelo Campello. "Todas as músicas precisaram mudar um pouco para funcionar. Agora toco guitarra semi-acústica, não mais o violão e o cavaquinho", diz o músico, que, assim como os outros integrantes da banda, pretende se mudar de vez para São Paulo em março de 2008.
Amanhã, quem abre a noite é Ortinho, ex-líder do Querosene Jacaré, que traz de suas andanças os convidados Chico César, Daniel Belleza e Vange Milliet.
Em seguida, no comando do projeto Maquinado, o guitarrista Lúcio Maia mostra o que chama de "música do Brasil".
"A expressão de Pernambuco, que São Paulo absorveu muito, dá a idéia de como o país sabe derrubar barreiras", diz.
O festival segue com outra configuração no Circo Voador, no Rio (dia 14), e no Freegells Music, em Belo Horizonte (15).
Por lá, Ortinho canta com outros convidados, e Maia toca com sua banda Nação Zumbi, no show "Fome de Tudo".


FESTIVAL TEMPORAL PE
Quando:
hoje e amanhã, às 21h
Onde: choperia do Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, SP, tel. 0/xx/11/3871-7700)
Quanto: de R$ 7 a R$ 28


Texto Anterior: She Wants Revenge se cerca de referências do pós-punk
Próximo Texto: Crítica/"Raising Sand": Plant brilha em duetos que sombra do Zeppelin deverá esconder do mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.