São Paulo, segunda-feira, 08 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Caco Galhardo


Novo ministro quer plano anti-TV pirata

Luiz Paulo Barreto, que assume na próxima quarta-feira como Ministro da Justiça, afirmou que irá convocar representantes das TVs por assinatura a fim de elaborar um plano contra a pirataria de televisão.
Barreto atuava como presidente do Conselho de Combate à Pirataria e secretário-executivo da pasta e foi escolhido por Lula para o lugar de Tarso Genro, que deixará o cargo para se dedicar à campanha ao governo do Rio Grande do Sul.
Em entrevista exclusiva à Folha, Barreto, afirmou ter tomado conhecimento de novas formas de pirataria de TV que abrem canais da Sky e da Net nos televisores de quem não tem assinatura das operadoras.
Para os canais via satélite, de acordo com Barreto, os piratas vendem uma antena semelhante a uma embalagem de pizza. No Paraguai, o aparelho custa em média US$ 100.
Já para abrir de graça canais a cabo estão sendo comercializadas caixas ("set-top boxes") até pelo sistema "delivery".
"É isso mesmo. Pelo que soube, você pode comprar pelo telefone", disse o novo ministro.
Os aparelhos piratas roubam sinais, inclusive, de canais de "pay-per-view", vendidos pelas operadoras fora dos pacotes, como o do "Big Brother Brasil" 24 horas ao vivo. A pirataria da Sky, segundo apurou Barreto, é falha em dias de chuva.
Os detalhes de como o governo deve agir no contra-ataque à pirataria devem ser definidos na reunião com o mercado de TV paga.
(ANDREA MICHAEL)

É JUSTO?
Roberto Senise Lisboa, da Promotoria de Justiça do Consumidor de SP, instaurou inquérito contra Roberto Justus, acusando-o de "publicidade enganosa", em razão de "O Aprendiz 5 - O Sócio", que prometia ao vencedor sociedade com o apresentador. A produtora Brainers, aberta pelo ganhador e por Justus, foi "extinta", diz o promotor, o que, "em tese frustra expectativa de 43 mil pessoas" inscritas para o show.

"NÃO É JUSTO"
A assessoria de Justus diz que ele não foi notificado e que a acusação "não tem sentido". "Tudo o que foi prometido por Justus e a Record ao vencedor do "Aprendiz 5" foi cumprido. Clodoaldo Araújo é sócio de Justus numa siderúrgica." O ganhador do reality show confirmou à Folha a informação.

NEGÓCIOS À PARTE
Ex-desafetos, André Vaisman, 44, que foi executivo da MTV por seis anos, e Zico Goes, 45, diretor de programação do canal por 16 anos, acabam de se associar. Eles lançam nesta semana, em São Paulo, a filial da Flint, produtora inglesa de conteúdo para TV, celular e internet. Antes, quando o assunto era MTV e TV, os dois se alfinetavam mutuamente em jornais.

ANO DO CHICO
A Globo News prepara reportagens sobre Chico Xavier, que faria 100 anos em abril. A série, a ser exibida a partir 24 de março, terá depoimentos de pessoas que conviveram com o médium e entrevista com Daniel Filho. O diretor lança filme sobre a vida de Xavier em abril.
LAURA MATTOS (interina), com CLARICE CARDOSO



Texto Anterior: Televisão/Crítica: "Coogan" remete mais a faroeste do que a policial
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.