São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

C.G.


Telecine exibe de "Star Wars" a "Osama"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Conjunto de cinco canais formado pela Globosat (Globo) em sociedade com os estúdios Fox, Universal, Paramount e MGM, os Telecines estão garimpando em distribuidoras independentes filmes que farão a festa de freqüentadores de mostras de cinema.
Estão na lista de recentes aquisições do canal títulos como "Osama", do Afeganistão, vencedor do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, "Dolls", de Takeshi Kitano, "Salomé", de Carlos Saura, e o alemão "Adeus Lênin!". Irão ao ar neste e no próximo ano.
O Telecine começou a investir em filmes independentes (não produzidos pelos grandes estúdios de Hollywood) em 2000. No final do ano passado, tinha 360 títulos em seu acervo. Na semana passada, já eram 400. A estratégia visa dar maior "diversidade" e também compensar, com filmes de prestígio, a relativa falta de vencedores do Oscar produzidos pelos seus estúdios associados.
Do último Oscar, o Telecine só garantiu até agora "Encontros e Desencontros" (roteiro adaptado), da Universal. Negocia "As Invasões Bárbaras" (Oscar de filme estrangeiro). Já tem "Encantadora de Baleias", indicado ao prêmio de melhor atriz. O grande vencedor, "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei", é da HBO.
Dos grandes estúdios, o Telecine tem arrasa quarteirões como "Star Wars - Episódio 2 - O Ataque dos Clones", "Demolidor", "X-Men 2" e "Hulk".

OUTRO CANAL

Recomeço Foram retomadas na semana passada as negociações entre a Globo e a dupla Sandy e Junior. Um novo contrato vem sendo discutido há quase um ano. As negociações azedaram no fim do ano passado, porque Sandy e Junior só queriam gravar no máximo durante três meses por ano.

Pressão 1 A diretoria do Canal Brasil teve audiência na semana passada com o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Pedro Jaime Ziller de Araújo. Foi pedir formalmente a mediação da agência nas negociações com operadoras de cabo para distribuir o canal de cinema nacional.

Pressão 2 Programado pela Globosat em parceria com produtores de cinema, o Canal Brasil é distribuído pela Net e Sky. O canal diz que as demais operadoras não cumprem a legislação, que obriga a distribuição de canal com conteúdo audiovisual nacional. As operadoras dizem que aceitam o Canal Brasil, mas querem também outras marcas da Globosat, como o SporTV.

Viagem Ex-Record, Atílio Riccó, brasileiro que dirige em Portugal a novela "Morangos com Açúcar", chega hoje ao Brasil. Vem preparar as gravações da novela, na semana que vem, no litoral de São Paulo. Os atores portugueses João Catarré e Benedita Pereira chegam dia 14. A novela, uma "Malhação" lusitana, vai ser exibida pela Band.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.