São Paulo, Segunda-feira, 08 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autran conheceu Vado na década de 60

da enviada ao Rio

Paulo Autran e Mauro Rasi se conheceram nos anos 60, quando o consagrado ator viajou a Bauru (345 km noroeste de SP) para apresentar "Liberdade, Liberdade", de Millôr Fernandes e Flávio Rangel.
Admirado com o talento do jovem aspirante a homem de teatro, que havia montado um versão local da peça, Autran chegou a falar com os pais de Rasi para convencê-los de sua vocação.
O ator, com mais de 50 anos de carreira, agora vive no palco Oswaldo Rasi, em "O Crime do Dr. Alvarenga": "Quando conheci o pai de Mauro, fiquei encantado. Era um homem inteligente, agradável e apaixonado por teatro".
Autran recorda que, naquela época, a família de Rasi queria que Mauro fosse pianista. "Mas piano, evidentemente, não era a dele."
Apesar de ter se encontrado pessoalmente com Vado, o ator afirma que não tem nenhuma preocupação em imitá-lo fisicamente. "É um personagem de ficção do Mauro, baseado em fatos reais, mas não é uma recriação do pai dele."
Segundo Autran, sua preocupação nesse trabalho está em tentar "transmitir a ternura e a graça irresistível que o texto tem".
Além de Vado, Autran faz o papel do doutor Alvarenga, personagem criado pelo pai de Mauro Rasi. Como médico, se dedica a descobrir a cura da leucemia.
"A peça escrita por Vado tem trechos deliciosos, um dramalhão quase mexicano, meio Maria Felix", diz Autran.
O elenco de "O Crime do Dr. Alvarenga" traz também, no papel do genro Danilo, o ator Ernani Moraes (o Boneca, da novela "Torre de Babel", da TV Globo).
Ex-integrante do grupo Tapa, onde atuou por mais de 15 anos, Moraes conta que enfrenta agora seu primeiro papel realista. "Já fiz Shakespeare, Maquiavel, em que os gestos eram claramente ensaiados, e a platéia percebia isso. Aqui, não, tenho de ser natural."
No papel de Tia Brunilde, irmã de Vado, foi escalada a veterana atriz Marilu Bueno. "A Brunilde é aquela tia solteira que faz bolo e prova todas as pingas."
Para interpretar Emílio -alter ego de Mauro Rasi-, está o ator gaúcho Guilherme Piva (da minissérie "Chiquinha Gonzaga"). Drica Morais, a garota do casal Unibanco, é Elisa, a irmã do autor. (ES)


Texto Anterior: O marido de Pérola
Próximo Texto: Isto é Mauro Rasi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.