São Paulo, sexta, 8 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Conferência Internacional de Esculturas reúne 21 países
Evento em Chicago expõe obra de Denise Milan e Ary Perez

especial para a Folha

Chicago abre hoje a sua "Art. 1998 Chicago", primeira grande feira do calendário internacional das artes plásticas. Em sua sexta edição, o evento dura apenas cinco dias, mas reúne mais de 200 galerias do mundo inteiro - incluindo a paulista Camargo Vilaça. O destaque deste ano são os "Young British Artists", que fizeram furor em 97 com a exposição londrina "Sensation".
Para as artes brasileiras, o fato mais importante está num evento paralelo à "Art Chicago": inaugurando a Conferência Internacional de Esculturas, que conta com 21 países, a cidade norte-americana incorpora a obra pública "America's Courtyard", de autoria de Denise Milan e Ary Perez.
Trata-se de um pátio circular, ou arena, formado por 60 blocos móveis de granito de diversas cores, provenientes de vários Estados brasileiros e totalizando cerca de 40 toneladas.
O centro é de mármore branco vazado, possibilitando o uso da escultura pública até mesmo como altar, além da destinação óbvia para apresentações e reuniões.
Art Institute
Localizada ao lado do Art Institute e em frente ao grande lago da cidade, "America's Courtyard" foi elaborada em cinco anos: "Levamos em consideração as necessidades e a vontade do povo da cidade", diz Milan.
"Meu trabalho com pedras tem um lado místico, sim, mas no sentido mais profundo de pesquisar a escritura do planeta e revelar a sua harmonia. Devemos respeitá-lo como entidade viva, e não dilapidá-lo, retirando minerais indiscriminadamente, como acontece com frequência no Brasil, na produção de adornos para o público estrangeiro. O patrimônio das cavernas está sendo destruído", afirma a artista.
"Courtyard" é o seu sexto trabalho desenvolvido em parceria com o artista e engenheiro Ary Perez. (ALVARO MACHADO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.