São Paulo, sexta, 8 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA
Cada hora é uma coisa

da Reportagem Local

"Ela é puro êxtase/ Ecstasy", canta a faixa-título do novo disco do Barão Vermelho. O narrador da canção fica olhando a outra à distância, sem muito peito para entrar na dança. É o que o Barão faz com a música de "Puro Êxtase".
Não é um disco de virada clubber (eles fazem questão de ressaltar), embora se utilize do produtor Marcelo "Memê" Mansur, ex-escudeiro do Lulu Santos versão dance.
O rock continua solto ("Iceberg" comprova), e os tempos moderninhos são pano de fundo. O problema é que a atitude soa um tantinho covarde -o cara vê a outra caindo no ecstasy, mas não se posiciona. Cazuza sorriria amarelo diante do rodeio de "Puro Êxtase".
Mas o tema é o tema. Aí estão título, capa pop, grafias, Memê, e versão drum'n'bass do mimo "Cena de Cinema" (um roquinho fofo que Lobão gravou em 82) para atestarem.
Resulta em colagem grudada com goma de farinha. A linguagem contemporânea se choca com excesso velhusco de metais e/ou cordas ("No Topo do Mundo", "Por Você" -esta com o "tô em todas" Jaques Morelenbaum).
Em flashes de simpatia, Barão soa blueseiro ("Presente Ordinário") ou pop "bubble gum" ("Vou Correndo Até Você"). Cada hora uma coisa.
Tudo isso faz de "Puro Êxtase" um disco confuso, mas não detestável. Releve cordas, metais, drum'n'bass, a má voz de Frejat (mas nisso ele empata com quase toda sua geração) -sobrará, ainda, um arcabouço pop fluente, sincero.
O despojamento rende bons frutos -por isso ficam simpáticas a inclusão de "Cena de Cinema" ou a redescoberta da compositora Dulce Quental (do Sempre Livre, lembra?).
O que não dá é a ladainha instrumental que gasta dez minutos de CD, com final tipo "se não fosse a música o que seria de nós?", piada de músico para músico. O resto da população quer música -às vezes há, às vezes só confusão. (PEDRO ALEXANDRE SANCHES)
Disco: Puro Êxtase Banda: Barão Vermelho Lançamento: WEA Quanto: R$ 18, em média


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.