São Paulo, Sábado, 08 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Bram Stoker inédito sai no Reino Unido

SYLVIA COLOMBO
de Londres

Um romance inédito de Bram Stoker (1847-1912), escrito 22 anos antes de sua obra mais importante, "Drácula" (1897), acaba de ser publicado em Dublin, na Irlanda, e chega nesta semana às livrarias do Reino Unido.
"The Primrose Path" (A Vereda da Primavera) foi escrito em 1875, quando Stoker tinha 27 anos, e revela que o escritor já alimentava desde a juventude um gosto especial por histórias macabras.
O livro mostra também que, naquele momento de sua carreira, Stoker teve uma preocupação com a realidade social que o cercava que não se confirmou no restante de seu trabalho (ele escreveu 18 livros ao longo de sua carreira).
O livro, que enfim é publicado 124 anos depois de ter sido escrito, conta a história de um carpinteiro empregado de um teatro que se entrega ao álcool e, ao final, é assassinado pela própria mulher.
A obra guarda inúmeras semelhanças com o "Drácula" que viria depois. Estão ali o enredo policial/ passional, as cores da Dublin e da Londres do século 19 -nesse sentido é autobiográfico, pois Stoker também dividiu sua vida entre as duas cidades- e, a mais importante das semelhanças: a fixação pelo horror.
Apesar de não contar com elementos sobrenaturais "concretos" como a história do conde Drácula, os seres malignos atormentam os sonhos do protagonista, que com eles mantém conversas e uma relação de poder -ele acredita aprisioná-los no subsolo do teatro em que trabalha.
Mais ou menos contemporâneo de Charles Dickens (1812-1870), Stoker não demonstra uma preocupação social com a pobreza tão forte quanto o autor de "Oliver Twist", mas critica, em "The Primrose Path", os vícios dos habitantes de Londres na época, a disseminação da bebida e a degradação dos costumes. Tamanha demonstração de moralismo surpreendeu Richard Dalby, escritor e especialista em literatura gótica e na obra de Bram Stoker.
Dalby é o responsável pela descoberta e publicação de "The Primrose Path". Lançado unicamente em 1875 em seis partes na revista literária irlandesa "The Shamrock", o livro permaneceu inédito até que o pesquisador conseguiu reunir, depois de 15 anos, as seis edições da publicação que traziam a história completa que agora sai publicada em livro.
Dalby descobriu também que a história do livro surgiu durante uma competição entre o escritor e dois amigos que com ele cursavam o Trinity College, de Dublin, para provar quem era o melhor criador de histórias de horror.
"The Primrose Path" dá algumas pistas para entender por que Stoker e seu estilo imprimiriam nas décadas seguintes o estereótipo das histórias de terror. Seu "Drácula" viria a concretizar e dar forma às histórias tradicionais sobre vampiros já existentes.

Livro: The Primrose Path
Autor: Bram Stoker, introdução de Richard Dalby
Lançamento: Desert Island Books
(importado)


O colunista José Simão está em férias.


Texto Anterior: Televisão: Inferno da alma habita o "Rancho Notorious" de Lang
Próximo Texto: Televisão: Canal holandês faz 'Truman Show' de oito
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.