São Paulo, quarta-feira, 08 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é tema de outras mostras em Paris

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Aspectos da vida brasileira no século 19 serão objeto de três novas exposições neste mês em Paris. O Museu d'Orsay abre na próxima semana a mostra "A Fotografia Brasileira no Século 19", com cerca de 80 clichês raramente expostos que retratam paisagens naturais já desaparecidas e as mudanças pelas quais a sociedade brasileira passava durante o Segundo Império. Pertencentes à Biblioteca Nacional e ao Instituto Moreira Salles, essas fotos foram produzidas entre 1850 e 1880.
Um olhar estrangeiro também caracteriza a mostra "Os Pintores Viajantes Românticos no Brasil: 1820-1870", que será inaugurada no fim do mês. O Museu da Vida Romântica vai apresentar 122 obras, entre pinturas, aquarelas, desenhos e gravuras da Coleção Brasiliana da Pinacoteca de São Paulo, que inclui artistas como Rugendas, Debret, Facchinetti, Chamberlain e Steinmann. Obras de coleções francesas vão completar a exposição.
Esta será a primeira vez que a Coleção Brasiliana será apresentada na Europa, voltando à cidade onde teve origem. O núcleo inicial da coleção foi formado durante 40 anos pelo antiquário parisiense Jacques Kugel e cedido à Fundação Estudar em 1996.
Entre os séculos 19 e 20, a vida e as invenções de Alberto Santos Dumont serão retraçadas a partir da próxima semana no Museu do Ar e do Espaço. Com maquetes, 120 fotos restauradas e mais de 200 objetos pessoais, a mostra "J'ai Navigué dans l'Air" (eu naveguei no ar) será a maior já realizada sobre o pioneiro da aviação.
O destaque deverá ficar por conta da réplica do 14-Bis construída em Caldas Novas, que será doada pelo presidente Lula ao governo francês em julho. A exposição virá ao Brasil para as comemorações do centenário do vôo do 14-Bis, em 2006. (KZ)


Texto Anterior: Arte: Krajcberg protesta com obras de madeira calcinada
Próximo Texto: Livros: Pensador revela o sexo para além dos corpos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.