São Paulo, quarta-feira, 08 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cinema francês invade telas de 22 cidades a partir de hoje

Catherine Deneuve vem ao país para divulgar Festival Varilux

ANA PAULA SOUSA
DE SÃO PAULO

Segundo a Unifrance, entidade criada em 1949 para a difusão internacional do cinema francês, os filmes produzidos pelo país venderam, em 2010, 57 milhões de ingressos ao redor do mundo.
Trata-se, sem dúvida, do cinema "internacional" - ou seja, não ligado à engrenagem industrial de Hollywood - que melhor viaja pelo exterior. Isso se deve à qualidade dos filmes, claro, mas não só.
A França, historicamente, trata a cultura como assunto de Estado e, para fazê-la sobreviver, investe não só na produção como na difusão.
O Festival Varilux, que acontece a partir de hoje em 22 cidades brasileiras, inclui-se nessa estratégia. Além de trazer ao país dez longas-metragens inéditos, o evento pretende atrair o público com uma delegação e tanto.
Catherine Deneuve, a musa de Jacques Demy, François Truffaut e Luis Buñuel, vem ao país para promover "Potiche", a irresistível comédia farsesca de François Ozon que promove o reencontro da atriz com Gerard Depardieu, 30 anos depois de "O Último Metrô".
Audrey Tautou, mais conhecida por aqui como "Amélie Poulain", Sandrine Bonnaire, o rosto-fetiche de Claude Chabrol, Yahima Torrès, a atriz que impressionou Veneza pelo papel em "Vênus Negra" e os realizadores de filmes como "Um Gato em Paris" e "Xeque Mate" são outros dos integrantes da trupe que desembarca por aqui.
A abertura do festival -que inclui cidades como Belém, Brasília, Campinas, Juiz de Fora e Recife- acontece hoje em São Paulo, com "Potiche", que também abre o evento no Rio amanhã.
O cinema francês, que em seu país responde por cerca de 35% da bilheteria, tem tido algum sucesso no circuito cult brasileiro, como o recente "Sobre Homens e Deuses", de Xavier Beauvois (2010).


Texto Anterior: Livros: Lançamento conta história do pioneiro do grafite no Brasil
Próximo Texto: Festival homenageia "pai dos paparazzi" em Madri
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.