São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
SPEED RACER
O escritor francês Thierry Belhassen já foi correspondente de uma agência de notícias em Nova York; foi na "Big Apple" que ele conheceu a brasileira Fabiana, com quem se casou no final dos anos 70 e se mudou para o Brasil; Belhassen acaba de lançar uma série de livros sobre sua outra paixão: automóveis clássicos como Ferrari e Jaguar

Diga que fico
Jô Soares resolveu manter o apoio ao cantor Lobão em sua cruzada para que Fernando Henrique Cardoso sancione a lei que obriga gravadoras e editoras a numerarem cada CD ou livro que sai das fábricas. A lei, que teoricamente aumentaria o controle sobre as vendas, rachou o meio artístico.

Caetano Veloso e Gilberto Gil, que apoiaram inicialmente a idéia, passaram a combatê-la porque acreditam que o texto, como foi aprovado, exigirá a assinatura do autor em cada exemplar de CD ou livro -o que inviabilizaria o processo industrial. Discordam ainda das críticas às gravadoras, acusadas de uma "rotina de fraudes".

Com Caetano e Gil ficaram outros campeões de vendas, como Roberto Carlos, Sandy & Junior e Zezé di Camargo.

DOIDOS DEMAIS
Rita Lee acha que a polêmica, que hoje mobiliza praticamente toda a MPB, está virando um "samba-rock do crioulo doido!!!". Para ela, "os big bosses das gravadoras, cientes de que a classe artística não concorda em ser representada por Lobão, trataram de usar isso para conseguir seus objetivos". Ou seja, o apoio para o veto à lei.

Rita, no entanto, festeja. "Eu prefiro um belo barraco do que a acomodação artística que rola há milênios." E continua defendendo uma reunião com artistas, gravadoras e fábricas para uma conversa sobre o tema.

MOMENTO LINDO 1
Roberto Carlos pode declarar, do seu jeito, apoio a José Serra na campanha presidencial. Tudo está sendo combinado para o dia 13, quando o cantor se apresenta em Belo Horizonte.

A idéia da equipe de Serra é que o candidato apareça "casualmente" no show, quando então o Rei lhe faria elogios.

MOMENTO LINDO 2
Roberto Carlos gosta de Ciro Gomes, mas sua idéia é apoiar o governo. Há a possibilidade de o cantor se encontrar com Fernando Henrique Cardoso antes que o presidente deixe o cargo.

GOLEIRO
A equipe de Serra também está de olho em Felipão, o técnico da seleção, e já acionou as peças para uma aproximação.

TUDO A VER
O governo nomeou o cineasta Arnaldo Jabor, comentarista da CBN e da TV Globo, para o Conselho Superior do Cinema, do qual fazem parte também Luiz Carlos Bresser Pereira, Maria Nabuco de Almeida Braga, Paulo Mendonça e Carlos Eduardo Rodrigues.

O conselho tem ainda sete ministros e vai definir a política nacional para o setor.

ATACADO
Está circulando no mercado editorial a notícia de que a editora Campus, do Rio de Janeiro, comprou a Negócio, de São Paulo. As duas empresas confirmam que estão em negociações.

FOGOS
Ronaldo vai reencontrar os amigos do Rio numa festa oferecida hoje por Luciano Huck.

COR-DE-ROSA
É menina o bebê que Luísa Buarque, a caçula de Chico Buarque e Marieta Severo, está esperando.


CIFRÕES
A falta de patrocínio fez com que o MAM-SP cancelasse uma exposição com obras da artista plástica brasileira Anna Maria Maiolino, prevista para ser inaugurada em junho deste ano. A mostra iria trazer algumas obras de Maiolino expostas no Drawing Center, em Nova York, no início do ano.


EM ALTA
O crítico musical do jornal "The New York Times", Jon Pareles, escreveu um artigo em que não economizou elogios aos discos de Tom Zé e de Lenine. "Seu vandalismo pop maníaco é divertido demais para se resistir a ele", escreve Pareles sobre o primeiro. O disco "Falange Canibal", de Lenine, é descrito pelo jornalista como "às vezes ameaçador, às vezes parecendo um sonho".

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

Começa hoje a Semana de Moda - Casa de Criadores, a partir das 19h, no estacionamento do shopping Eldorado.

A mostra de decoração Casa Cor 2002 fica excepcionalmente aberta ao público hoje, das 12h às 21h, e será encerrada amanhã.

É nesta quarta-feira a pré-estréia beneficente do filme "MIB - Homens de Preto 2", com renda revertida para o Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (Graacc), às 20h, no hotel Maksoud Plaza. Informações pelo tel. 0/xx/11/5080-8560.

A Godiva Chocolatier, que fechará sua loja em SP para reforma, está liquidando seus estoques de chocolates com descontos de 40% em todos os produtos.



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Corpo devasso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.