São Paulo, terça-feira, 08 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Gratuito, festival terá 121 filmes

EM BUENOS AIRES

Além da homenagem a Tomás Gutiérrez Alea, cujo ponto alto será a realização da mesa-redonda com Edmundo Desnoes, o 3º Festival de Cinema Latino-Americano terá 121 filmes na programação, que ocupará três salas do Memorial da América Latina, além do Cinesesc, Sala Cinemateca e Cinusp. A entrada é franca.
O arroz-de-festa Fernando "Pino" Solanas será responsável pela aula magna, no sábado (12), no Memorial. Serão mostrados alguns de seus filmes mais importantes, como "Tangos - O Exílio de Gardel" (1985). Recentemente sua produção perdeu interesse, pois tem se dedicado a filmes-panfleto contra o que considera serem os efeitos do neoliberalismo na crise argentina.
Em todo caso, será interessante se, na palestra, ele contar como foi sua experiência como candidato à presidência da Argentina, nas últimas eleições.
A produção contemporânea da região será privilegiada. Serão 35 títulos, produzidos nos últimos três anos. Entre eles, o vencedor do Festival de Mar Del Plata, o argentino "M", o cubano "A Noite dos Inocentes" e o mexicano "Partes Usadas".
Uma curiosidade é o filme realizado pelo cantor argentino Fito Páez, "De Quem É a Cinta-Liga?", cuja carreira no cinema não é levada muito a sério em seu país natal.
Desta vez, ele nem sequer terá a mãozinha da ex-mulher, a atriz almodovariana Cecilia Roth, que no seu filme anterior, "Vidas Privadas", fazia o papel principal. (SC)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Crítica/Festival de Campos do Jordão: Neschling mostra disposição e ressalta brilho de Tchaikovski
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.