São Paulo, quarta-feira, 08 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

crítica

Coppola cria alter ego em inventor de carro inovador

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É a atualidade que nos volta para dois filmes do passado. "Tucker, um Homem e Seu Sonho" (FX, 16h; 12 anos) ilustra um dos melhores momentos de Francis Ford Coppola, em que retratou o homem que desafiou as montadoras de Detroit com um carro inovador.
Tucker passou poucas e boas. Mal poderia imaginar que 50 ou 60 anos depois estariam fechadas, fechando ou de joelhos, por conta de uma evolução do mundo também inimaginável no pós-guerra. Mais interessante: Tucker não é, no fundo, senão o alter ego de Coppola.
À noite, temos "As Vinhas da Ira" (TCM, 23h; 12 anos), de John Ford. Neste filme de 1940, narra-se a saga de uma família de pequenos fazendeiros que a Depressão dos anos 1930 atingiu como uma bomba. Eles e seu caminhãozinho percorrem o país de alto a baixo, à espera de uma "política anticíclica", ou seja, o New Deal.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: José Simão: Senado! Pegaram a Gripe do Bigode!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.