UOL


São Paulo, sexta-feira, 08 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Juiz manda Ibope abrir arquivo ao SBT

Divulgação/Sardinha Produções
REVELAÇÃO Hebe Camargo e Marília Gabriela nos bastidores da gravação do "De Frente com Gabi" que o SBT exibe domingo; no "talk-show", Hebe diz que não se sente mais amiga de Paulo Maluf

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O juiz Caio Marcelo Mendes de Oliveira, da 23ª Vara Cível de São Paulo, obrigou o Ibope a dar ao SBT o "conhecimento sobre a forma, a metodologia e os elementos utilizados pelo réu [Ibope] em todos os mecanismos para a pesquisa de audiência [de televisão] e apuração dos resultados". Para o SBT, a decisão força o Ibope a revelar os endereços dos domicílios pesquisados, que são sigilosos. O Ibope contesta e deve recorrer.
A sentença, proferida na última segunda-feira, acirra o conflito entre o SBT e o Ibope. A emissora, que questiona os dados do Ibope, patrocinou um novo instituto de audiência, o Datanexus, que será lançado oficialmente em breve.
O SBT entrou com ação judicial contra o Ibope em agosto de 2001, quando o instituto de pesquisa puniu a emissora com a suspensão do fornecimento de dados em tempo real durante 24 horas, após o "Domingo Legal" divulgar que liderava a audiência.
Flávio Ferrari, diretor do Ibope, diverge da interpretação do SBT. "O juiz reconhece o direito do cliente de saber como o fornecedor trabalha. Isso não quer dizer que eu seja obrigado a abrir a base de dados. Se fizer isso, terei que parar o serviço", diz. O sigilo dos endereços, diz Ferrari, impede que TVs pressionem telespectadores que fazem parte da amostra. Ferrari afirma que o SBT tem conhecimento da metodologia, porque integra associação que patrocina auditorias no Ibope.

OUTRO CANAL

Astúcia
Exibido desde 1984, o seriado "Chaves" está mesmo fora da programação do SBT, pelo menos temporariamente. A emissora, que já tinha cancelado sua exibição de segunda a sexta, também não irá apresentá-lo aos sábados. A faixa das 14h15 às 17h30 de amanhã, que poderia ser ocupada por "Chaves", será dedicada a filmes.

Enquadramento
Executivos da Warner Television estão no Brasil para tentar melhorar a divulgação de seus seriados exibidos por canais pagos e pelo SBT. Em visita ao SBT no início desta semana, aproveitaram para reclamar das constantes mudanças de horários e cancelamentos, sem aviso prévio, da exibição de seus programas _como "Plantão Médico".

Agenda
Recém-nomeado pela cúpula da Igreja Universal superintendente executivo de produção da Record, o bispo Honorilton Gonçalves, novo homem forte da programação da emissora, está acelerando projetos que estavam em banho-maria. O adiado novo programa de Otaviano Costa, agora previsto para outubro, já está sendo orçado.

Registro
A TV Globo irá fazer uma homenagem ao jornalista Roberto Marinho, que morreu anteontem à noite, no "Criança Esperança", a ser exibido ao vivo amanhã à noite. Um programa especial também não estava descartado até a tarde de ontem.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Brasília urgente! Ouro em chute na vidraça!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.