São Paulo, quarta-feira, 08 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carmela Gross cria casa luminosa

Artista paulistana apresenta sua nova instalação em individual no Gabinete de Arte Raquel Arnaud

A galeria reúne ainda uma maquete da obra principal e um "slide show" mostrando montagens anteriores em Valência, Moscou e SP

GABRIELA LONGMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois da exibição de "Sul", no Instituto Tomie Ohtake e em Valência, e "Aurora", na Bienal de Moscou, a artista Carmela Gross segue seu trabalho com estruturas luminosas.
Aberta ao público a partir de hoje, uma individual da artista no Gabinete de Arte Raquel Arnaud apresenta a instalação "Uma Casa".
Ao contrário das experiências anteriores, não se trata de construir e iluminar uma palavra, "Casa", mas o desenho mais elementar da mesma. Sustentada por 22 tripés de ferro e feita com lâmpadas tubulares em tom róseo, a obra parece flutuar no espaço, levemente inclinada, à deriva.
"A idéia é que em certa medida a obra fale por si", diz Carmela, para quem a imagem representa uma espécie de ideograma, de imediato reconhecimento: "Para esta experiência, você tem uma palavra, todo mundo tem uma palavra, e a palavra é a mesma para todo mundo", sugere a artista.
A mesma discussão em torno da linguagem surge expressa no texto de Paulo Sérgio Duarte para o catálogo: "Não temos o plano da palavra, mas volume inefável, vazio, cercado de luz.
(...) Vejam que, como na canção, não tem teto, não tem parede, não tem chão, ninguém nela irá deitar na rede, e, no entanto, ela nos habita", escreve o crítico.
Além da instalação principal, um "slide show" serve para contextualizar o trabalho da artista, exibindo montagens de suas obras em Moscou (fevereiro de 2007), Valência (março de 2007) e São Paulo (novembro de 2006). Completa a mostra a maquete de "Uma Casa", que é exibida, ela mesma, como uma obra, com o título "Outra Casa". Feito em latão, chumbo e ouro, o trabalho, que é um múltiplo (não é objeto único, tem uma tiragem), foi usado inicialmente para definir a forma final da grande instalação luminosa.


CARMELA GROSS
Quando:
de seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 11h às 15h; até 24/9
Onde: Gabinete de Arte Raquel Arnaud (r. Arthur de Azevedo, 401, SP, tel. 0/xx/11/3083-6322)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Gil divide platéia em festival na França
Próximo Texto: Dora Longo Bahia revisita os sete pecados capitais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.