São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro revela alemão que influenciou Freyre

DO ENVIADO A PARATY

Em suas pesquisas sobre Gilberto Freyre, a historiadora Maria Lúcia Pallares-Burke -cocuradora da homenagem ao sociólogo na Flip- cruzou várias vezes com a figura de Rüdiger Bilden.
Achou o alemão tão fascinante que resolveu dedicar-lhe um livro, que está quase concluído.
Bilden foi colega de Freyre na Universidade Columbia (EUA) nos anos 1920. Tornou-se amigo e influência para o pernambucano, com quem dividia o interesse pela questão da raça na formação da identidade brasileira.
Diferentemente de Freyre, porém, Bilden nunca publicou suas pesquisas, o que intrigou Pallares-Burke.
"Será um ensaio biográfico sobre Bilden e o fracasso." Ela cita o perfeccionismo e dificuldades materiais como hipóteses para o infortúnio do alemão.
Autora de duas biografias de Freyre, Pallares-Burke lembra que Bilden "é mais mencionado do que Franz Boas [influência fundamental de Freyre]" em "Casa Grande & Senzala'". "Mas ninguém sabia o que tinha acontecido com ele", diz ela, que foi aos EUA e à Alemanha para pesquisar. (FV)


Texto Anterior: 8ª Festa Literária Internacional de Paraty
Crítico inglês defende marxismo e ataca racionalistas

Próximo Texto: Crumb e Shelton agradam com dose de mau humor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.