São Paulo, sexta, 8 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Naum inaugura fase com peças e espaço cultural

Divulgação
Naum de Souza (em primeiro plano) e os integrantes de sua companhia Comediantes da Aurora


DANIELA ROCHA
da Reportagem Local

Foi São Paulo a responsável pela guinada na carreira do dramaturgo e diretor de teatro Naum Alves de Souza, 55.
Duas peças que estréiam na próxima semana -"O Pivô" e "Strippers"- revelam uma nova fase na carreira de Naum, que deixa de lado as memórias para escrever sobre peculiaridades em personagens e situações da metrópole.
"Nunca parei de escrever, mas andava meio sem rumo. Percebi que há pouco o que ler sobre São Paulo e resolvi enfocar a minha observação da cidade. Mas foi preciso viver 36 anos aqui para eu me atrever a escrever sobre São Paulo", disse ele, um interiorano de Pirajuí (400 km a Noroeste de São Paulo) que chegou em São Paulo em 1961 e se apaixonou pelos tipos e cenários daqui.
A nova fase chega com um presente que Naum oferece à cidade. Ele inaugura, com as peças, o Espaço Cultural Naum Alves de Souza, na Vila Madalena, um local para teatro experimental, workshops e cursos. "É um velho sonho que concretizo", afirmou.
"Strippers" foi escrito a partir de um conto de Natal de autoria do próprio Naum. "Embora eu sempre escreva pensando em cinema, acabei transformando o conto em peça", disse.


Divulgação
Cena da peça "Strippers"


É a história de meninas que dançam em uma das tantas boates de centro da cidade, local usualmente procurado por evangélicos para construção de novas igrejas. "Aquele (o da peça) é o último dos teatros, que hoje em dia se confundem com zonas de prostituição."
Já "O Pivô" nasceu de contos que ele fez para o jornal "Diário Popular" entre 96 e 97.
Mostra um dia na vida de uma mulher de 50 anos, mas que mantém características de hippie, com incensos e pratos de arroz integral. Seu grande sonho é mudar-se para Visconde de Mauá, fugindo da loucura de São Paulo, mas ela não consegue sair e acaba encontrando uma série de pessoas na mesma condição que a sua.
"Esses dois são textos em que torço pelo bandido. Lanço um olhar sem preconceitos sobre a pobreza, os tipos solitários. Esta é para mim uma nova fase, uma maneira nova de deixar o passado para trás. Meu papel como dramaturgo é tentar entender meu tempo", afirmou.

Peça: O Pivô Autoria e direção: Naum Alves de Souza Quando: estréia dia 13, às 21h; qua e sex, às 21h; sáb, às 24h; dom, às 18h Quanto: R$ 15

Peça: Strippers Autoria e direção: Naum Alves de Souza Quando: estréia dia 14, às 21h; qui, sáb e dom, às 21h; sex, às 24h Onde: Espaço Naum Alves de Souza (r. Girassol, 323, Vila Madalena, tel. 011/210-2163) Quanto: R$ 15


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.