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Triângulo trágico marca 'Prisioneiro'
da Equipe de Articulistas
São mais de duas horas de agonia, angústia, desejos insatisfeitos
e amores assexuados nesse filme
alemão dos pés à cabeça: no tema,
na linguagem, na paisagem, nos tipos bizarros, no ritmo arrastado
de fazer cinema.
O tema é o poder da música sobre a personalidade e a vida de um
gênio musical inato, Elias Alder,
que vive em Eschberg, aldeia alpina mergulhada na lama, na pobreza, na ignorância e no fanatismo
religioso do início do século 19.
A reconstituição de época -e a
exuberância da fotografia- é,
aliás, o que prende o espectador à
poltrona.
São os dois méritos do diretor Joseph Vilsmaier, mais conhecido
por "Stalingrado - A Batalha Final", exibido aqui em 1995. Vilsmaier acumulou a direção de fotografia neste "Prisioneiro do
Amor".
No que depender do enredo, porém, a poltrona está sujeita a inteiros lapsos de desatenção. É confusa e longa demais a história de Alder (Andre Eisermann), cujo talento para a música advém de uma
aguda percepção auditiva para os
sons da natureza, da água e das entranhas da terra em especial.
Isolado pela família e pela comunidade por ser filho bastardo do
padre do lugar, Elias Alder cresce
na solidão, invejado e odiado, tendo por única companhia a música,
o órgão da igreja e o amor de Peter
(Ben Becker), seu melhor amigo.
Na adolescência, Elias se apaixona por Elsbeth (Dana Vavrova), irmã de Peter que, por sua vez, se
revela homossexual obcecadamente apaixonado por Elias.
Esse triângulo trágico, interpretado com impressionante força
por Eisermann e melhor ainda por
Becker, é a prisão de Elias, que,
mesmo tendo seu talento descoberto por um maestro de fora do
lugar, afasta-se da música para
morrer de seu imorredouro e frustrado amor por Elsbeth.
(MARILENE FELINTO)
Filme: Prisioneiro do Amor
Produção: Alemanha, 1995
Direção: Joseph Vilsmaier
Com: Andre Eisermann, Dana Vavrova, Ben
Becker
Quando: a partir de hoje, no cine Belas
Artes - sala Oscar Niemeyer
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