São Paulo, sábado, 8 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES PAULO SANTOS LIMA

UMA VIRADA DO DESTINO
SBT, 13h30. (A Simple Twist of Fate). EUA, 1994, 106 min. Direção: Gillies Mackinson. Com Steve Martin e Gabriel Byrne. Filha bastarda do prefeito de uma cidade é largada na porta de um avarento. Dez anos mais tarde, o verdadeiro pai reclama a paternidade sobre a menina.

GERÔNIMO
CNT/Gazeta, 18h.
(Idem). EUA, 1993, 92 min. Direção: Roger Young. Com Joseph Running Fox e Ryan Black. Filme sobre a vida do líder apache Gerônimo. Nada a acrescentar, pois toda biografia do guerreiro cai na mesmice e em estereotipias.

ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR
Record, 20h.
(Uncle Tom"s Cabin). EUA, 1987, 107 min. Direção: Stan Lathan. Com Avery Brooks, Bruce Dern e Kate Burton. Adaptação de "A Cabana do Pai Tomás", que denuncia a escravidão e as péssimas condições de trabalho nas estradas de ferro em construção nos EUA no século passado.

LENDAS DA PAIXÃO
Bandeirantes, 21h30.
(Legends of the Fall). EUA, 1994, 132 min. Direção: Edward Zwick. Com Brad Pitt, Anthony Hopkins e Aidan Quinn. Nesta obra folhetinesca, pai (Hopkins) e seus filhos (incluindo Brad Pitt) vivem isolados, em harmonia, até a chegada de uma mulher (Julia Ormond). A chegada da Primeira Guerra também incentiva o caos no relacionamento familiar.

O PESTINHA
Globo, 21h40.
(Problem Child). EUA, 1990. Direção: Dennos Dugan. Com John Ritter, Jack Warden, Michael Olivier. Órfão inteligente e levado não se fixa em nenhuma família e é devolvido ao orfanato. Nessas, conhece assassino que passa a ser seu ídolo. Aí ele é adotado por um casal de yuppies e começam as gags. É a Globo preparando terreno para sua nova programação de sábado, com Didi e Chico Anysio.

TRAPAÇAS
Record, 22h.
(Deceptions). EUA, 1989, 103 min. Direção: Ruben Preuss. Com Harry Hamlin, Nicollette Sheridan. Acusada de matar o marido se envolve com o policial que investiga o caso. Ele e o telespectador podem ser as próximas vítimas. Fuja.

CENAS DE PRAIA
Cultura, 22h30.
(A Scene at the Sea). Japão, 1991, 101 min. Direção: Takeshi Kitano. Com Kurodo Maki e Hiroko Oshima. O diretor do premiado "Hana Bi" faz, aqui, uma discussão sobre o velho e o novo, sobre a juventude japonesa -mais especificamente um surfista- mediada pela tradição da cultura nativa e o atrativo ideário ocidental, numa fase de mudanças.

VÍTIMA DO AMOR Globo, 23h20.
(Victim of Love). EUA, 1991. Direção: Jerry London. Com Pierce Brosnan, JoBeth Williams, Virginia Madsen. Uma terapeuta apaixona-se por homem que, logo desconfiará, está envolvido com uma paciente sua particularmente problemática. E mais problemática por cair em suas mãos. E mais ainda por estar nesse filme.

RISCO TOTAL
Bandeirantes, 23h30.
(Cliffhanger). EUA, 1993, 112 min. Direção: Renny Harlin. Com Sylvester Stallone e John Lithgow. Membro de equipe de resgates (Stallone), desconsolado por não salvar uma alpinista, tem de enfrentar o perigo para salvar vítimas de um acidente aéreo. Belas cenas nas montanhas, mas, graças um pouco a Stallone, está longe de ser um bom filme.

O FOTÓGRAFO
CNT/Gazeta, 23h40.
(Idem). Brasil, 1981, 90 min. Direção: Jean Garret. Com Roberto Miranda e Patrícia Scalvi. Fotógrafo especializado em nus femininos muda de foco e passa a clicar sua vizinha. Obsessivo, não difere mais a realidade da fantasia.

PARA A MINHA FILHA COM AMOR
SBT, 1h.
(To my Daughter with Love). EUA, 1993, 92 min. Direção: Kevin Hooks. Com Rick Schroeder e Lawrence Pressman. Dois jovens se casam e, quando o rapaz fica viúvo, tem de deixar a filhinha com os avós. Mas alguns problemas fazem o pai reassumir seu papel. Dramalhão boçal.

A ERA DO RÁDIO
Globo, 1h.
(Radio Days). EUA, 1987, 85 min. Direção: Woody Allen. Com Mia Farrow, Seth Green, Dianne Wiest, Danny Aiello. Evocação dos anos 40 e da febre radiofônica, no Brooklyn, Nova York, ao longo de uma sucessão de esquetes. Um início mais que animador, e depois uma queda de idênticas proporções. Mas é Woody Allen, afinal.

ILUSÕES DO PECADO
Bandeirantes, 1h30.
(Ilusions of Sin). EUA, 1997, 89 min. Direção: Keith Holland. Com Mellara Gold e Landon Hall. Atriz corre risco de vida quando um admirador secreto quer que ela realize suas fantasias.

TESTEMUNHA SOLITÁRIA
SBT, 2h45.
(Silhouette). EUA, 1990, 87 min. Direção: Carl Schenkel. Com Faye Dunaway e David Rasche. Mulher presencia assassinato, mas não consegue ao certo identificar o culpado. Este, ao contrário, sabe bem quem ela é e a perseguirá.

TARDE DEMAIS PARA ESQUECER
Globo, 2h35.
(An Affair to Remember). EUA, 1957, 114 min. Direção: Leo McCarey. Com Cary Grant, Deborah Kerr. Depois de se apaixonarem, durante cruzeiro de navio, homem e mulher combinam encontro no Empire State, para seis meses depois. Melodrama que envelhece em certos aspectos. Em outros, conserva o encanto..

TV PAGA
O melhor do cinema fantástico

da Redação

Sob o enigmático nome de "Ugetsu" (12h), o Bravo Brasil esconde nada menos do que "Contos da Lua Vaga após a Chuva", de Kenji Mizoguchi, um dos vários pontos máximos da obra do gigantesco cineasta japonês.
Como é frequente com filmes do período (anos 50), é possível que 'Contos' perca boa parte de seu encanto na pequena tela de TV, ou que o espectador menos acostumado estranhe a narrativa lenta.
Ainda assim, vale o esforço. Quando mais não seja, o encontro entre o pobre poteiro e a linda princesa fantasma é um dos pontos altos do cinema fantástico, em qualquer tempo e em qualquer lugar. Não se perde uma chance como essa. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.