São Paulo, sábado, 08 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

MP do cinema pode "quebrar" canais pagos

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A medida provisória que cria a política nacional de cinema, editada anteontem pelo presidente FHC, caiu como uma bomba no mercado de TV paga.
Segundo o setor, o pacote tarifário sobre a programação estrangeira vai encarecer os custos dos canais em até 50%. Isso vai empobrecer a programação e aumentar ainda mais as reprises.
Dorien Sutherland, diretor-geral da Columbia Television para América Latina (canais Sony e AXN), e Alberto Pecegueiro, diretor-geral da Globosat, afirmam que alguns canais de filmes e seriados correm o risco de "quebrar", caso do Film & Arts e do Eurochannel, por exemplo.
"A medida vai empobrecer os canais, diminuir o número de assinantes e gerar desemprego em uma indústria ainda incipiente (o Brasil tem apenas 3,5 milhões de assinantes)", diz Sutherland. Segundo Pecegueiro, a programação da TV paga já está em crise, devido à desvalorização do dólar, que inviabilizou, por exemplo, a exibição no país da badalada série "Sex and the City".

OUTRO CANAL

Filão
Depois da festa do peão de boiadeiro de Barretos, que rendeu R$ 24 milhões em cotas de patrocínio, o SBT agora vai apostar na Octoberfest, evento que vai de 4 a 21 de outubro, em Blumenau (SC). A emissora fechou contrato para transmitir a festa com exclusividade.

Fica
O "Planeta Xuxa" não deverá ser extinto na programação de 2002 da Globo. Segundo a assessoria de Xuxa, a apresentadora quer manter o programa (que vem perdendo no Ibope para o SBT e a Record). A partir de abril, Xuxa deverá ter um programa infantil diário.

Erótico
O programa de Otaviano Costa na Record não será um "game show". Terá o tripé "informação-entretenimento-prestação de serviços". Um dos quadros será sobre educação sexual.

Bancada
Ao vivo, o "Roda Viva" (TV Cultura, 22h30) de segunda-feira recebe o ministro Raul Jungmann, responsável pela reforma agrária e combate à seca.

Reconstrução
A Record vai voltar a exibir, em outubro, o "Jornal da Record - 2ª Edição", extinto em junho.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Felipão e Barriquebra, os reis da desculpa esfarrapada!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.