São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2004

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TELEVISÃO

Divulgação/MTV
CARTÃO-POSTAL O VJ Gabriel Moojen grava reportagem de turismo em Aruba (Caribe); o material será exibido pela MTV no terceiro "Mochilão" da temporada, no próximo domingo, às 21h

Horário eleitoral dobra ibope da TV paga

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A audiência dos canais pagos quase dobrou com o horário eleitoral na TV aberta. No universo dos telespectadores que têm TV paga, a audiência dos canais por assinatura cresceu 96% na faixa das 13h às 13h30 e 83% entre 20h30 e 21h -os horários da propaganda política na TV aberta.
Durante o horário eleitoral noturno, a audiência da TV paga saltou de 410,4 mil telespectadores por minuto, na primeira quinzena de agosto, para 750,2 mil na primeira semana de propaganda política na TV (17 a 23 de agosto). Já durante o horário eleitoral vespertino, a audiência dos canais pagos subiu de 252,8 mil telespectadores/minuto para 494,9 mil.
Os dados são do Ibope e se referem à medição feita pelo instituto apenas em domicílios com TV paga, em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Nessas cidades, há 5,1 milhões de telespectadores com TV paga.
No universo dos telespectadores que não têm TV paga, o efeito do horário eleitoral também é devastador. Na primeira semana de propaganda política, o número de televisores que foram desligados entre 20h30 e 21h chegou a 12 pontos na Grande São Paulo, o que equivale a cerca de 600 domicílios. É como se toda a audiência da segunda maior rede do país, o SBT, na faixa das 20h30 às 21h, desaparecesse.
A queda representa 17% da audiência média do horário.

OUTRO CANAL

Talvez
A Globo voltou atrás na decisão de não produzir mais um telefilme para exibir em 2005, quando comemora 40 anos. O projeto de um longa de "A Grande Família", originalmente para o cinema, está cotado agora para virar telefilme (filme só para televisão, com produção mais barata do que de cinema).

Contabilidade 1
Apesar de não exibir propaganda eleitoral em seus intervalos, o "Jornal Nacional" está perdendo R$ 4,8 milhões por mês de publicidade só na Grande São Paulo, calcula Fabio Wajngarten, diretor do Controle da Concorrência, serviço que monitora todos os comerciais exibidos na TV.

Contabilidade 2
Como o "JN" está menor (meia hora) desde que começou o horário eleitoral, em 17 de agosto, o telejornal tem exibido menos comerciais. Na semana anterior ao horário eleitoral, o "JN" teve 57 minutos de propaganda. Na primeira semana de horário eleitoral, esse tempo caiu para 47 minutos.

Sobe
Segunda maior operadora de TV paga via cabo e MMDS do país, a TVA registrou em agosto um crescimento de vendas de assinaturas de 28% em relação ao mesmo mês de 2003. Foram 6.000 novos assinantes. O lançamento de serviço digital, a Olimpíada e o horário eleitoral na TV aberta impulsionaram as vendas.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


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