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TELEVISÃO
Divulgação/MTV
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CARTÃO-POSTAL O VJ Gabriel Moojen grava reportagem de turismo em Aruba (Caribe); o material será exibido pela MTV no terceiro "Mochilão" da temporada, no próximo domingo, às 21h
Horário eleitoral dobra ibope da TV paga
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
A audiência dos canais pagos
quase dobrou com o horário eleitoral na TV aberta. No universo
dos telespectadores que têm TV
paga, a audiência dos canais por
assinatura cresceu 96% na faixa
das 13h às 13h30 e 83% entre
20h30 e 21h -os horários da propaganda política na TV aberta.
Durante o horário eleitoral noturno, a audiência da TV paga saltou de 410,4 mil telespectadores
por minuto, na primeira quinzena de agosto, para 750,2 mil na
primeira semana de propaganda
política na TV (17 a 23 de agosto).
Já durante o horário eleitoral vespertino, a audiência dos canais
pagos subiu de 252,8 mil telespectadores/minuto para 494,9 mil.
Os dados são do Ibope e se referem à medição feita pelo instituto
apenas em domicílios com TV
paga, em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte,
Curitiba e Brasília. Nessas cidades, há 5,1 milhões de telespectadores com TV paga.
No universo dos telespectadores que não têm TV paga, o efeito
do horário eleitoral também é devastador. Na primeira semana de
propaganda política, o número de
televisores que foram desligados
entre 20h30 e 21h chegou a 12
pontos na Grande São Paulo, o
que equivale a cerca de 600 domicílios. É como se toda a audiência
da segunda maior rede do país, o
SBT, na faixa das 20h30 às 21h, desaparecesse.
A queda representa 17% da audiência média do horário.
OUTRO CANAL
Talvez
A Globo voltou atrás na decisão de não produzir mais um
telefilme para exibir em 2005, quando comemora 40 anos. O projeto
de um longa de "A Grande Família", originalmente para o cinema,
está cotado agora para virar telefilme (filme só para televisão, com
produção mais barata do que de cinema).
Contabilidade 1
Apesar de não exibir propaganda eleitoral em
seus intervalos, o "Jornal Nacional" está perdendo R$ 4,8 milhões
por mês de publicidade só na Grande São Paulo, calcula Fabio
Wajngarten, diretor do Controle da Concorrência, serviço que
monitora todos os comerciais exibidos na TV.
Contabilidade 2
Como o "JN" está menor (meia hora) desde que
começou o horário eleitoral, em 17 de agosto, o telejornal tem
exibido menos comerciais. Na semana anterior ao horário eleitoral,
o "JN" teve 57 minutos de propaganda. Na primeira semana de
horário eleitoral, esse tempo caiu para 47 minutos.
Sobe
Segunda maior operadora de TV paga via cabo e MMDS do
país, a TVA registrou em agosto um crescimento de vendas de
assinaturas de 28% em relação ao mesmo mês de 2003. Foram 6.000
novos assinantes. O lançamento de serviço digital, a Olimpíada e o
horário eleitoral na TV aberta impulsionaram as vendas.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br
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