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Crítica/"The Complete 1957 Riverside Recordings"
Monk e Coltrane fazem encontro de craques
CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
No futebol, essa parceria poderia ser comparada a um encontro de dois craques de gerações diversas, como Pelé e Robinho. O pianista e compositor
Thelonious Monk (1917-1982)
já era um jazzista conceituado,
em 1957, quando convidou o jovem saxofonista John Coltrane
(1926-1967) a fazer parte de seu
quarteto. A parceria só durou
cinco meses, mas ficou na história do gênero como um de
seus encontros mais cultuados.
Até para os fãs de ambos, que
já têm o clássico álbum "Thelonious Monk With John Coltrane" (relançado aqui pela BMG,
em 2003), ou a gravação do precioso concerto de Monk e Coltrane no Carnegie Hall (descoberto só em 2005 e lançado em
seguida pela Blue Note), não é
fácil resistir ao apelo do CD duplo "The Complete 1957 Riverside Recordings".
Com 1h45 de duração, esta
edição reúne todas as gravações que os dois gênios do jazz
moderno fizeram juntos em estúdio, incluindo faixas inéditas
e takes (versões diferentes da
mesma faixa) que não entraram no álbum original. Traz
também, no encarte, um minucioso texto do produtor Orrin
Keepnews, revelando detalhes
de bastidores.
Como se estivesse no estúdio
durante as sessões de gravação,
o ouvinte pode apreciar, por
exemplo, cinco takes de "Crepuscule With Nellie" (dedicada
por Monk à esposa), que não fazem parte do conhecido álbum
da dupla. Tratando-se de um
músico experimentador como
Monk, não só os fanáticos vão
curtir as diferentes nuances rítmicas e de interpretação das
cinco versões. Keepnews explica por que uma delas não chega
ao final: extenuado, ou sob o
efeito de alguma droga, Monk
cochilou sobre o piano.
As angulosas "Epistrophy" e
"Well, You Needn't" também
aparecem em takes diferentes.
Entre o material inédito surge
ainda "Abide With Me", um hino religioso de William Henry
Monk (sem relação de parentesco com o jazzista). Não bastasse sua bizarra idéia de gravá-lo, bem ao estilo quadrado das
bandas do Exército da Salvação, o excêntrico Monk deixou
os colegas perplexos, ao pedir
que a tocassem novamente.
Obviamente, ela não entrou no
disco original.
Período de transição
A parceria de Monk e Coltrane aconteceu em um período
de transição para ambos. O pianista acabara de reconquistar a
licença para tocar em clubes de
Nova York, que perdera por
posse de drogas. E Coltrane
abandonara há pouco o vício da
heroína, iniciando a fase que o
estabeleceu como um dos jazzistas mais influentes no período pós-anos 60. Seria demais
esperar que dois artistas de brilho tão intenso seguissem juntos por mais tempo.
THE COMPLETE 1957 RIVERSIDE RECORDINGS
Artistas: Thelonious Monk e John Coltrane
Gravadora: Riverside/Universal
Quanto: R$ 50, em média
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