São Paulo, quinta-feira, 08 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Meirelles preside Fundação Nemirovsky

Ex-presidente do Banco Central assume direção da coleção de arte moderna mergulhada em crise há seis meses

Entram no conselho o ex-governador Alberto Goldman e atual diretor da Pinacoteca do Estado de SP, Marcelo Araujo

SILAS MARTÍ

DE SÃO PAULO

Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, será o novo presidente da Fundação Nemirovsky.
Numa crise que se arrasta desde março, a fundação responsável por uma das maiores coleções de arte moderna do país, abrigada na Estação Pinacoteca, teve o conselho administrativo reformulado.
Depois do afastamento do arquiteto Jorge Wilheim da presidência, em março, a pedido dos herdeiros da coleção, e da renúncia do presidente apontado pela família, Arnoldo Wald Filho, em julho, Meirelles foi indicado pelo Ministério Público Estadual e aceito pelos Nemirovsky.
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu havia sido nomeado pela família como patrono da fundação, o que desencadeou uma onda de renúncias no órgão, inclusive do ex-presidente Wald Filho.
Segundo o promotor público e curador de fundações de São Paulo, Airton Grazzioli, Dirceu perdeu o cargo.
Um dos motivos da crise em torno de Dirceu foi não só sua nomeação à revelia dos então conselheiros mas também seus planos de romper o comodato com a Pinacoteca e levar as obras da coleção para outro endereço, um possível museu dos Nemirovsky.
Entram agora para o conselho Alberto Goldman, ex-governador de São Paulo, e Marcelo Araujo, diretor da Pinacoteca do Estado, que detém a coleção em comodato.
Permanecem no conselho como membros vitalícios os netos dos colecionadores José e Paulina Nemirovsky, Gabriel, Carolina e Bettina Nemirovsky de Moraes Leme.
Paulo Kauffmann e Dráusio Barreto, indicados pelos herdeiros, continuarão na função de conselheiros.
No acordo articulado entre a família e a promotoria, também foram nomeados Roberto Bertani, um dos antigos diretores do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), como curador artístico, e Fernando Mauro Barrueco, como diretor executivo da fundação.
Beatriz Nemirosvky, filha de José e Paulina, passa agora a ser patrona vitalícia.
Foi a pedido dela que o MPE afastou Wilheim, alegando que ele se preparava para servir um mandato a mais do que permitido.


Texto Anterior: Rubricas
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Grandeza das "futilidades"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.