São Paulo, segunda, 8 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Casa Josué Montello reabre com cartas de JK

IRINEU MACHADO
da Agência Folha, em São Luís

Uma coleção de cem cartas manuscritas do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek é a principal novidade do acervo da Casa de Cultura Josué Montello, reinaugurada em São Luís em virtude das comemorações do aniversário de 80 anos do escritor maranhense.
Numa das cartas, escrita em uma viagem de Paris a Nova York, Kubitschek diz sentir-se "só e não muito feliz" e agradece Montello por tê-lo presenteado com seu livro "Os Degraus do Paraíso" (1965).
"A solidão já pesa como chumbo em minhas costas. Falta-me o oxigênio brasileiro", escreveu o ex-presidente.
Segundo Montello, as cartas de Kubitschek (morto em 1976) a ele mostram que o ex-presidente só teve dois amigos quando foi preso pelo regime militar: "eu e Tancredo Neves, que fomos os únicos a visitá-lo na prisão".
A Casa de Cultura, aberta em 1983 e transferida em 1990 para outro prédio, na rua das Hortas (centro histórico de São Luís), estava fechada havia três meses para reforma, a primeira desde sua inauguração. Os recursos para a obra foram concedidos pela Telebrás.
Estão disponíveis para consulta mais de 30 mil livros doados pelo escritor, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. Destacam-se também os manuscritos originais da obra "O Mulato", de Aluísio Azevedo, publicada em 1881.
Montello, com 131 livros publicados, disse que prepara dois novos lançamentos para os próximos meses. "Diário das Madrugadas" e "Diário das Minhas Vigílias" são os dois primeiros de um total de seis volumes de seus diários, escritos desde 1952 até hoje.
"Aprendi que é pela operosidade que se conquista a longevidade. O que quem quer morrer cedo faz é olhar para o chão", disse.
Membros da Academia Brasileira de Letras, como a atual presidente, Nélida Piñon, e o senador José Sarney, participaram das comemorações do aniversário de Montello.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.