São Paulo, segunda, 8 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São José do Rio Preto presta homenagem a Paulo Moura

EDMILSON ZANETTI
da Agência Folha, em São José do Rio Preto

A cidade de São José do Rio Preto, no interior paulista, resolveu pagar de uma só vez uma dívida que tem há décadas com seu filho pródigo no mundo artístico, o clarinetista e saxofonista Paulo Moura.
O Festival Internacional Paulo Moura reunirá músicos de estilos tão distintos quanto os caminhos que o homenageado percorreu até se tornar um dos maiores instrumentistas brasileiros.
Entre os convidados, estão os brasileiros Djavan e Oscar Castro Neves, o argentino Palo Ziegler e o norte-americano Cliff Korman.
A direção artística será do próprio Moura, para quem a programação foi elaborada exatamente para mostrar diversidade musical. "Nas quatro noites, teremos grandes músicos executando gêneros distintos, mas sempre música da maior qualidade", diz.
Mais que uma homenagem ao instrumentista, o Festival Paulo Moura é uma tentativa da cidade de romper com a imagem de "capital nacional da viola".
A cidade onde Paulo Moura nasceu e aprendeu os primeiros acordes, a partir dos nove anos de idade, abrigou nomes do universo caipira como Cascatinha, Vieira e Vieirinha, Zé da Estrada, Zé do Rancho e Beto Carreiro.
A Orquestra Sinfônica Brasileira abre o festival na noite de 25 de setembro, com regência de Norton Morozowiscz, e Paulo Moura e Caio Pagano como solistas.
A Orquestra de Câmara de Genebra fecha o evento, três dias depois, com um repertório especialmente preparado pelo maestro e arranjador Wagner Tiso, acompanhada pelo Movimento Coral Riopretense. A "noite popular", em 26 de setembro, será inteiramente reservada para Moura e Djavan.
Na noite seguinte, dos "amigos", Moura recebe o violonista Oscar Castro Neves, a cantora Zizi Possi, o tecladista Cliff Korman -com quem gravou um CD na Itália este ano- e o quinteto argentino Novo Tango, de Pablo Ziegler, pianista que por muitos anos tocou com Astor Piazzola. Na mesma noite, Moura mata saudades ao receber os velhos amigos irmãos Peres, saxofonistas da cidade com quem tocou na juventude.

O quê: Festival Internacional Paulo Moura Onde: Centro Regional de Eventos, em São José do Rio Preto (SP) Quando: de 25 a 28 de setembro, às 21h Quanto: R$ 60 (as quatro noites)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.