São Paulo, terça, 8 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECUPERAÇÃO
Para cirurgião, transferência para terapia semi-intensiva poderia causar estresse e aumentar risco de infecção
Médicos adiam saída de Brenner da UTI

da Reportagem Local

O ator Gerson Brenner deverá permanecer internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Albert Einstein por mais alguns dias, segundo o neurocirurgião Wanderley Cerqueira de Lima, da equipe que cuida do ator.
Lima disse que gostaria de deixar o ator internado na UTI por mais três ou quatro dias.
"Com certeza ele não sai amanhã (hoje) para o setor de terapia semi-intensiva", afirmou.
Ontem o neurocirurgião Jorge Pagura, chefe da equipe que cuida do ator, disse que deveria se reunir hoje com a equipe para avaliar se Brenner ainda necessita do suporte de enfermagem que é fornecido na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital.
De acordo com Lima, a família do ator também se sente mais segura com a permanência dele por mais alguns dias na UTI, onde a equipe de enfermagem já está mais acostumada aos cuidados de que o ator necessita.
Outro motivo para adiar a transferência seria a redução de riscos para a recuperação de Brenner.
Na unidade de terapia semi-intensiva, ele poderia ter contato com maior número de pessoas. Segundo os médicos, isso poderia estressá-lo, além de aumentar o risco de infecções.
Lima disse que o estado de saúde do ator continua estável desde o sábado. Brenner continua realizando sessões de fisioterapia para os membros superiores e inferiores e de fonoaudiologia, para estimular a deglutição e os músculos da boca e da face.
O médico afirmou que desde sábado Brenner passou a receber alimentação pastosa (sorvete, purê de maçã e gelatina) para estimular a deglutição. No entanto, ele continua recebendo alimentação por meio de sonda.
Lima disse que o ator vem evoluindo a cada dia e parece estar "mais esperto". Apesar da evolução, o nível de consciência do ator continua avaliado em 10, numa escala que vai de 3 (coma profundo) a 15 (consciência plena).
O ator está internado na UTI do hospital desde o dia 17 de agosto, quando foi baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto. Brenner viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro e foi abordado no acesso 60 da rodovia Ayrton Senna, ligação com a via Dutra, enquanto trocava os pneus de seu carro.
Na sexta-feira, a equipe que cuida do ator realizou vários exames e avaliou a possibilidade de realizar a transferência. Mas, segundo os médicos, ele ainda tinha de ser submetido a aspirações para retirar secreções do pulmão.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.