São Paulo, Quarta-feira, 08 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jorge Amado é internado com insuficiência cardíaca na BA

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

O escritor Jorge Amado, 87, foi transferido anteontem da Unidade de Terapia Intensiva para o apartamento 134 do hospital Aliança, em Salvador (BA).
Internado há dez dias com insuficiência cardíaca, o escritor deverá ter alta até o final da semana, segundo previsão médica.
Até a tarde de ontem, quando a internação foi divulgada, os médicos do Aliança não haviam dado nenhum boletim oficial sobre o estado de saúde do escritor. Funcionários do hospital informaram que a diretoria os proibiu de dar declarações sobre o assunto e que a família pediu sigilo para evitar alarde na imprensa.
Essa é a segunda vez, em menos de três meses, que Amado precisou ser internado por problemas cardíacos. Ele também sofre de hipertensão e problemas de visão.
Ontem a escritora Zélia Gattai passou a tarde com o marido, mas não quis dar declarações sobre seu estado de saúde. O ex-genro Pedro Costa disse que ele passava bem e ""foi para o hospital por prevenção; sua saúde requer atenção e a família prefere não descuidar".
Por causa da saúde, foi aconselhado a evitar esforço físico e fortes emoções. Amado, que esteve internado ao menos sete vezes nos últimos dois anos, tem evitado ir a palestras e homenagens.
Em abril de 97, Amado foi internado para a implantação de um marcapasso (aparelho que controla o funcionamento do coração). Desde a cirurgia, o escritor toma medicamentos diários para controlar a pressão arterial.


Texto Anterior: Marcelo Coelho: A sem-jeitice de Drummond em surtos elétricos
Próximo Texto: Elza Soares cai de palco no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.