São Paulo, sábado, 08 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo constrói estúdio em forma de oca

Divulgação/TV Globo
LIÇÃO Matheus Nachtergaele em cena do capítulo de terça de "América", em que seu personagem, o peão Carreirinha, decide estudar para não ter mais que pedir aos outros para lerem suas cartas

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A microssérie "Hoje É Dia de Maria" acaba na segunda "jornada", que vai ao ar na semana que vem, mas deixará marcas "eternas" na Globo. Por causa dela, gravada dentro de um domo reciclado, de plástico e sem ar condicionado, a emissora irá construir um estúdio em forma de oca.
A oca terá praticamente a mesma forma interna do domo (ou "bolha", como era chamado), mas será muito mais bem estruturada. Sua principal vantagem é não ter quinas e permitir tomadas de painéis que reproduzem cenários em 360º, como ao ar livre.
Para gravar "Hoje É Dia de Maria", a Globo usou painéis pintados à mão fixados na parede do domo. Com o uso de iluminação e câmera (de alta definição) especiais, os painéis dão ao telespectador uma profundidade muito maior do que a real, e a sensação de estar vendo uma paisagem natural, não uma pintura.
A Central Globo de Produção não quer perder esse recurso com que aprendeu a lidar em "Hoje É Dia de Maria" e já encomendou o projeto da oca, que será usada por programas de entretenimento.
A oca será levantada no mesmo terreno ocupado pelo domo de "Hoje É Dia de Maria", em um terreno ao lado do Projac, a central de estúdios da Globo no Rio.
Após finalizar, em julho, renegociação de dívida com credores, a Globo voltou a investir em imóveis. O principal deles será um prédio em São Paulo.

OUTRO CANAL

Inflação 1 Chamado de "juiz ladrão" pelo "Fantástico", o ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho, que manipulou jogos do Campeonato Brasileiro, reajustou sua "tabela de preços". Na semana passada, Carvalho pedia R$ 15 mil para dar entrevistas a TVs.

Inflação 2 No "Bom Dia São Paulo" local de ontem, a TV Vanguarda (Globo em São José dos Campos) revelou gravação em que o ex-juiz cobra R$ 50 mil para dar nova entrevista à emissora.

Tiroteio 1 Rolou uma lavagem de roupa suja ao vivo no "Boa Noite Brasil" (Band), no início da madrugada de ontem. O programa exibia um debate entre deputados das frentes parlamentares pelo "sim" e pelo "não" no referendo do desarmamento.

Tiroteio 2 A certa altura, o debate virou contra o próprio programa. Deputados vazaram que a Band havia convidado Luiz Antonio Fleury, que cedeu seu lugar para Alberto Fraga. A produção não queria o "desconhecido" Fraga. Indignado, o deputado ameaçou ir embora. Afinal, é presidente da Frente Parlamentar pelo Direito da Legítima Defesa, que defende o "não", assim como a Band.

Tiroteio 3 No fim, Gilberto Barros, o Leão, foi chamado de Ratinho.

Grade Agora é oficial. O "Show do Tom" será semanal em 2006. E Tom Cavalcante terá outro programa, uma "sitcom".


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Ueba! Água do São Francisco é vitaminada!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.