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LIVROS
ENSAIO
Obra do jornalista e crítico da Folha apresenta um panorama da produção cinematográfica brasileira dos últimos 15 anos
Butcher analisa o cinema em busca de um país
JOSÉ GERALDO COUTO
COLUNISTA DA FOLHA
Em pouco mais de cem páginas, um panorama crítico da
produção cinematográfica brasileira dos últimos 15 anos, analisando não apenas os filmes mas
as condições em que foram feitos
e sua interação com a sociedade.
Foi essa a proeza realizada pelo
jornalista Pedro Butcher, crítico
da Folha, no livro "Cinema Brasileiro Hoje", da coleção Folha Explica. Aliando as qualidades do
crítico, do repórter e do pesquisador, Butcher organizou seu vasto
e variado assunto em blocos temáticos. Seu livro começa com
uma história sucinta da chamada
"retomada" do cinema brasileiro
depois do período de terra arrasada do governo Collor (início dos
anos 90).
Depois de descrever os fundamentos e o mecanismo das leis de
incentivo que, com todas as suas
lacunas, distorções e contradições, propiciaram o renascimento
da produção, o autor chega aos
filmes propriamente ditos, procurando detectar tendências estéticas e temáticas predominantes
em cada momento.
Assim, "Carlota Joaquina" (de
Carla Camurati) e "Terra Estrangeira" (de Walter Salles e Daniela
Thomas) são vistos como produtos representativos, cada um à sua
maneira, do estágio de fundo do
poço da auto-estima dos brasileiros no ano em que foram realizados, 1995.
Uma característica de vários filmes desse período e dos anos seguintes, conforme nota Butcher,
foi a presença de personagens estrangeiros ou de brasileiros que
buscam sair do país, numa dupla
refração do desconforto com a
condição nacional.
"Central do Brasil" (de Walter
Salles, 1998) seria o marco de uma
nova disposição, a de buscar novos parâmetros para entender o
Brasil. Acusado por alguns de
exercer uma "cosmética da fome"
(em contraste com a "estética da
fome" proposta por Glauber Rocha), "Central" conquistou sucesso de público e prestígio internacional, recuperando para o cinema brasileiro sua capacidade de
dialogar com o país.
A necessidade de discutir os
graves problemas sociais, em especial o da violência urbana, ajuda a explicar o enorme impacto
de títulos como "Cidade de Deus"
(Fernando Meirelles, 2002) e "Carandiru" (Hector Babenco, 2003),
ambos inspirados em histórias
reais e ambos acusados por uma
parte da crítica de "falsear a realidade".
A emergência de uma nova geração de realizadores (Jorge Furtado, Beto Brant, Tata Amaral
etc.), o surto de documentários e
os impasses político-estéticos gerados pela crescente participação
da televisão (leia-se Rede Globo)
no mercado de cinema, tudo isso
é abordado de modo crítico e
equilibrado pelo autor.
Sem preconceitos de nenhuma
ordem, sem receitas de como deve ser o cinema nacional, Butcher
compôs um manual introdutório
de valor inestimável, que vem
completar (e dialogar com) outros bons livros recentes sobre o
tema, como "Cinema de Novo",
de Luiz Zanin Oricchio (Estação
Liberdade), e "O Cinema da Retomada", de Lúcia Nagib (ed. 34).
Cinema Brasileiro Hoje
Autor: Pedro Butcher
Editora: Publifolha - Coleção Folha Explica
Quanto: R$ 16,90 (120 págs.)
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