São Paulo, sexta-feira, 08 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

Cheetah
SBT, 14h15.  
(Cheetah). EUA, 88, 83 min. Direção: Jeff Blynth. Com Keith Coogan, Lucy Deakins. Meninos que se mudam para a África, com os pais, fazem amizade e domesticam um cheetah (felino selvagem). Um dia, os pais decidem deixar a África, e os problemas começam.

Dr. Hollywood - Uma Receita de Amor
Globo, 15h45.   
(Doc Hollywood). EUA, 91, 104 min. Direção: Michael Caton-Jones. Com Michael J. Fox, Julie Warner. Jovem e arrogante médico de Hollywood (Fox) vai parar, por acidente, em uma pequena cidade. Logo na chegada, derruba a cerca de um juiz local e é condenado a prestar serviços comunitários. Não demora muito para que ele se torne uma pessoa mais humana.

Liberdade para as Borboletas
Bandeirantes, 22h.  
(Butterflies Are Free). EUA, 72, 104 min. Direção: Milton Katselas. Com Goldie Hawn, Edward Albert. Jovem cego tenta encontrar um lugar para si, isto é, longe da mãe protetora. Ele consegue até uma namorada para substituí-la. Mas a mãe não entregará os pontos assim fácil. Cinema de arte.

Sexta-Feira, 13 - 4ª Parte: Capítulo Final
Bandeirantes,1h30.  
(Friday the 13th 4: The Final Chapter). EUA, 84, 89 min. Direção: Joseph Zito. Com Kimberly Beck, Peter Barton. Como de costume, todo mundo em Crystal Lake pensava que Jason estava morto. Bem, não estava. A série ganha, aqui, um diretor bem à altura. Zito é um marreteiro infernal.

Intercine
Globo, 1h45.
Os candidatos a fechar a semana do "Intercine" são o terror "Frankenstein de Mary Shelley" (94, de Kenneth Branagh, com Robert de Niro e Ainda Quinn) e o filme de ação "Assassinos" (95, de Richard Donner, com Sylvester Stallone e Antonio Banderas).

Último Refúgio
Globo, 4h05.  
(Island City). EUA, 94, 95 min. Direção: Jorge Montesi. Com Kevin Conroy, Brenda Strong. Island City é o único refúgio dos humanos depois que uma supervacina criada por cientistas para curar todos os males dá para trás e transforma quase todo mundo em mutante. (IA)

TV PAGA

Lucidez no mundo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Em "Irma Vep" (Telecine Emotion, 1h25), um diretor de cinema é chamado a fazer um "remake" de "Os Vampiros", célebre seriado mudo de Louis Feuillade.
Suas exigências: fazer um novo filme mudo como o original e com uma atriz chinesa no papel de Irma Vep. A partir daí, o que Olivier Assayas, autor do filme, propõe é uma reflexão sobre um país que perdeu o sentido da aventura, o sentido do novo.
Daí a insistência em trazer à tela a estrela chinesa Maggie Cheung, isto é a aparência de um mundo novo, em que o cinema se caracteriza hoje por uma vitalidade extraordinária.
Que o diretor do "remake" enlouqueça durante a filmagem, não espantará a ninguém: não é um caso de alucinação, mas de lucidez num mundo sufocado pela tradição.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.