São Paulo, Quarta-feira, 08 de Dezembro de 1999


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ARTE
Parceria entre USP e Alcatel vai levar trabalhos de gravuristas famosos a entidades culturais brasileiras
Projeto distribui 200 gravuras de graça

JULIANA MONACHESI
free-lance para a Folha


Uma parceria entre universidade pública e iniciativa privada vai levar obras de arte para cantos inusitados do Brasil. São 200 gravuras, feitas por Regina Silveira, Cláudio Mubarac, Maria Bonomi, Luise Weiss e Feres Khoury, que serão distribuídas gratuitamente para instituições culturais do país.
O projeto foi desenvolvido pelo LIMC (Laboratório Integrado de Marketing e Cultura), da ECA-USP, e executado pela Alcatel. Os cinco artistas foram convidados a produzir gravuras sem pré-condições e o curador do MAM, Tadeu Chiarelli, que é professor da ECA, selecionou os trabalhos.
A empresa de telecomunicações investiu R$ 294 mil no projeto, que tem lançamento hoje, às 20h, no MuBE, para convidados.
As gravuras serão entregues às instituições que demonstrarem interesse em recebê-las. A cada interessado (que pode candidatar-se pelos telefones 0/xx/11/ 818-4314/ 0/xx/11/ 818-4067 ou pelo e-mail limc@edu.usp.br) será enviado um formulário no qual, além de dados básicos, deverá mostrar por que deseja receber uma obra de arte.
"A idéia está plantada em dois verbos: criar e repartir. Vamos repartir Regina Silveira, levando-a para espaços públicos. Provavelmente, os municípios brasileiros não teriam como adquirir uma gravura da Maria Bonomi. Ela é cara. Além disso, dificilmente um município desejaria um trabalho dela para si, por desconhecimento. A riqueza do projeto está aí: dar o melhor aos que não podem", afirma o diretor do LIMC e professor da ECA, Luís Milanesi.
Essa parceria com a Alcatel foi o primeiro acordo com a iniciativa privada que o Laboratório conseguiu desde que foi criado. "As empresas quando procuram a Universidade é por pura necessidade de respostas nos campos das ciências e da tecnologia. Nessas áreas, a USP faz muitos convênios com empresas. Mas, dificilmente, uma empresa virá buscar a música ou o teatro. No entanto, as empresas precisam falar com a sociedade. Soma-se a isso a descoberta pelas empresas no Brasil de algo, ainda difuso, chamado "responsabilidade social da empresa". Dado esse cenário, é possível que as universidades e as empresas possam encontrar objetivos comuns: as empresas procurando a melhor imagem de si -o que significa ampliar espaço no mercado- e a universidade buscando estender as suas ações para a sociedade."


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