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ARTE
Parceria entre USP e Alcatel vai levar trabalhos de gravuristas famosos a entidades culturais brasileiras
Projeto distribui 200 gravuras de graça
JULIANA MONACHESI
free-lance para a Folha
Uma parceria entre universidade pública e iniciativa privada vai
levar obras de arte para cantos
inusitados do Brasil. São 200 gravuras, feitas por Regina Silveira,
Cláudio Mubarac, Maria Bonomi,
Luise Weiss e Feres Khoury, que
serão distribuídas gratuitamente
para instituições culturais do país.
O projeto foi desenvolvido pelo
LIMC (Laboratório Integrado de
Marketing e Cultura), da ECA-USP, e executado pela Alcatel. Os
cinco artistas foram convidados a
produzir gravuras sem pré-condições e o curador do MAM, Tadeu Chiarelli, que é professor da
ECA, selecionou os trabalhos.
A empresa de telecomunicações
investiu R$ 294 mil no projeto,
que tem lançamento hoje, às 20h,
no MuBE, para convidados.
As gravuras serão entregues às
instituições que demonstrarem
interesse em recebê-las. A cada
interessado (que pode candidatar-se pelos telefones 0/xx/11/ 818-4314/ 0/xx/11/ 818-4067 ou pelo e-mail limc@edu.usp.br) será enviado um formulário no qual,
além de dados básicos, deverá
mostrar por que deseja receber
uma obra de arte.
"A idéia está plantada em dois
verbos: criar e repartir. Vamos repartir Regina Silveira, levando-a
para espaços públicos. Provavelmente, os municípios brasileiros
não teriam como adquirir uma
gravura da Maria Bonomi. Ela é
cara. Além disso, dificilmente um
município desejaria um trabalho
dela para si, por desconhecimento. A riqueza do projeto está aí:
dar o melhor aos que não podem", afirma o diretor do LIMC e
professor da ECA, Luís Milanesi.
Essa parceria com a Alcatel foi o
primeiro acordo com a iniciativa
privada que o Laboratório conseguiu desde que foi criado. "As
empresas quando procuram a
Universidade é por pura necessidade de respostas nos campos das
ciências e da tecnologia. Nessas
áreas, a USP faz muitos convênios
com empresas. Mas, dificilmente,
uma empresa virá buscar a música ou o teatro. No entanto, as empresas precisam falar com a sociedade. Soma-se a isso a descoberta
pelas empresas no Brasil de algo,
ainda difuso, chamado "responsabilidade social da empresa". Dado
esse cenário, é possível que as universidades e as empresas possam
encontrar objetivos comuns: as
empresas procurando a melhor
imagem de si -o que significa
ampliar espaço no mercado- e a
universidade buscando estender
as suas ações para a sociedade."
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