São Paulo, sexta-feira, 09 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Reino da musculação

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Os santos e os místicos são, em geral, conhecidos pela força espiritual. Assim era o caso de Joana D'Arc, até Luc Besson se interessar por seu caso e surgir "Joana D'Arc de Luc Besson" (Max Prime, 18h).
Talvez a idéia do título brasileiro seja inflar um pouco a importância de Besson. Ele faz, felizmente, mais do que isso: separa as Joanas até aqui conhecidas, em particular as de Dreyer e Bresson, que são bem diversas entre si, mas transbordam espiritualidade.
Besson, ao contrário, concebe uma Joana bem atual. Ela não conta com a força de Deus para impedir o avanço das tropas britânicas sobre a França. É no peito e na raça que a coisa se decide. Já não se trata de reino de Deus. Estamos no reino da musculação. Vale o sintoma (o filme não vale tanto).

Pokémon, o Filme
SBT, 14h30.
  
(Pokémon, the First Movie). EUA/ Japão, 99. Direção: Michael Haigney, Kunihiko Yuyama. Pokémons são bichinhos de origem japonesa que, antes de mais nada, serviram para impulsionar uma insana febre entre a criançada. Nesse primeiro filme para o cinema, um pokémon poderoso e malvado decide destruir todos os outros de sua espécie. Ou seja, incompreensível para quem tem mais de dez anos.

Tubarão
Globo, 15h35.
    
(Jaws). EUA, 75, 124 min. Direção: Steven Spielberg. Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss. Um tubarão invade uma praia com tudo a que tem direito, em pleno verão. Três homens, o xerife, um jovem oceanógrafo e um velho marinheiro tentarão capturar o monstro. Quase nada acontece, mas ninguém desgruda da tela. É o melhor Spielberg até hoje.

E Agora, Meu Amor?
Record, 22.
  
(Fools Rush in). EUA, 97. Direção: Andy Tennant. Com Matthew Perry, Salma Hayek. Um nova-iorquino conhece em Las Vegas a bela Hayek. Eles transam. Problema: ela fica grávida. O que fazer agora? Em torno da questão girará esta comédia dramática sem grande futuro.

A Casa da Colina
SBT, 22h15.
(House on Haunted Hill). EUA, 99. Direção: William Malone. Com Geoffrey Rush, Famke Janssen. Excêntrico milionário oferece uma pequena fortuna para integrante de grupo que passar uma noite em um casarão. Coisas estranhas acontecem, e descobrirão que sai no lucro mesmo quem sair vivo.

Queimando Tudo
Bandeirantes, 1h30.
 
(Up in Smoke). EUA, 78. Direção: Lou Adler/Tommy Chong. Com Cheech Marin, Tommy Chong. Dupla de fumantes inveterados de maconha mete-se em sucessivas confusões para conseguir a substância ilícita. É o primeiro filme da dupla humorística Cheech & Chong, em que as gags vão perdendo a força devido a exploração excessiva de uma mesma idéia (os efeitos da droga, que vão deixando a dupla cada vez mais chapada). Comédia.

Intercine
Globo, 3h10.
Fecha a semana o escolhido entre o drama "Segredos Imperdoáveis" (EUA, 97, de John Patrick kelley, com Kate Capshaw, Ashley Judd) e a comédia "Sociedade dos Maridos Mortos" (EUA, 98, de Paul Shapiro, com Nicolette Sheridan, John Ritter). (INÁCIO ARAUJO e BRUNO YUTAKA SAITO)

Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! A Ana Maria Braga virou gringa!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.