São Paulo, quinta-feira, 09 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÉRIE

"Wanted" repete estrutura ultrapassada

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo a tradição da TV, domingo tem o fim de noite mais deprimente da semana, encerrada em "grande" estilo por algum filme violento. Não é por acaso que o ator Charles Bronson, em determinada época, tornou-se sinônimo de filme ruim/domingo deprê, já que volta e meia seus longas espirravam sangue na telinha.
Por isso, fica um tanto deslocada a opção do canal pago AXN em estrear no Brasil, hoje, uma quinta-feira, a série "Wanted", que nos EUA era exibida nas noites de domingo. Por aqui, não faria feio perante o "mestre" Bronson.
Do mesmo criador de "Oz", Jorge Zamacona, "Wanted" é um drama policial que reúne dois "dream teams" para fãs do gênero. Os mocinhos fazem parte de um grupo de elite contra o crime em Los Angeles. Todos eles são uma espécie de "o melhor profissional" de suas respectivas unidades: Swat, FBI, Inteligência Naval etc. Do lado oposto, estão os cem criminosos mais procurados da região, a quem devem prender/ matar a qualquer custo.
O que "Wanted" desesperadamente busca, no entanto, é criar uma linguagem/visuais próprios, com imagens em cores saturadas, seqüências em velocidades alteradas, câmera tremida etc., mas o que predomina mesmo é uma conformidade aos padrões.
Neste primeiro episódio, a missão da equipe é capturar um assassino de policiais que fugiu da prisão ao ganhar a permissão de ir ao funeral da mãe. O sujeito é mau, com "u" maiúsculo, e lá pelas tantas, solto, vai fazer barbaridades com uma menininha.
Com um formato antiquado -cada episódio tem a mesma história, mudando apenas o vilão-, "Wanted" não ganhou segunda temporada nos EUA. Segundo a revista "Variety", apesar da boa audiência de 2,5 milhões de telespectadores na temporada inicial, a série "não estava criativamente em sincronia com o foco do canal TNT em dramas conduzidos por personagens".


Wanted
Quando: hoje, às 21h, no canal AXN



Texto Anterior: Bom e barato
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.