São Paulo, segunda, 9 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE
O guitarrista e compositor norte-americano Carl Wilson morreu na sexta-feira, aos 51, em Los Angeles
Fundador dos Beach Boys morre de câncer

das agências internacionais

Carl Wilson, fundador e primeiro guitarrista do grupo norte-americano Beach Boys, um dos expoentes da surf music, morreu de complicações decorrentes de câncer pulmonar na tarde de sexta-feira, aos 51 anos, em Los Angeles, cercado por sua família.
O câncer foi diagnosticado no ano passado. Mesmo recebendo tratamento, ele participou de uma turnê do grupo até a metade do ano passado.
Wilson nasceu em Hawthorne, um subúrbio de Los Angeles a 8 quilômetros do oceano Pacífico.
Ele aprendeu a tocar guitarra quando era adolescente e formou os Beach Boys em 1961, com seus irmãos Brian e Dennis, seu primo Mike Love e um amigo, Alan Jardine.
Os Beach Boys (nome que pode ser traduzido por "garotos da praia") ficaram famosos por um estilo suave de surf music e pelos arranjos vocais.
Eles criaram uma série de sucessos cujos temas gravitavam em torno do surfe, do sol e de garotas. Alguns de seus maiores sucessos são "I Get Around", "Good Vibrations", "Surfin' Safari", "God Only Knows", "Wouldn't it Be Nice", "California Girls" e "Surfin' USA" -essa uma cópia de "Sweet Little Sixteen", de Chuck Berry.
Ao todo, o grupo vendeu mais de 65 milhões de discos ao redor do mundo.
A idéia de incluir uma temática ligada ao surfe nas músicas foi de Dennis Wilson.
Brian Wilson e Mike Love começaram a escrever as letras das canções aproveitando a onda do surfe, que estava se popularizando desde a década anterior.
O quinteto do sul da Califórnia se apresentou pela primeira vez em público na véspera do réveillon de 1961, no auditório municipal de Long Beach. Na época, eles só sabiam tocar três músicas.
Durante a década de 60, o grupo definiu o ritmo da surf music. No início dos anos 80, Carl Wilson deixou a banda para seguir carreira solo.
Após dois álbuns fracassados, entretanto, ele voltou aos Beach Boys e às lucrativas turnês pelos EUA, nas quais tocavam seus velhos sucessos para entusiasmadas multidões de todas as idades.
Em 1988, o grupo foi eleito para o Rock and Roll Hall of Fame -distinção conferida aos principais grupos de rock da história que tenham lançado o primeiro disco há pelo menos 25 anos.
Apesar do tratamento de quimioterapia a que estava sendo submetido por causa do câncer, Carl Wilson pensava em participar da turnê pelos EUA que o grupo preparava para o próximo verão no hemisfério Norte.
Carl morreu 15 anos após seu irmão Dennis, o baterista dos Beach Boys, que morreu em um centro desportivo da Califórnia aos 39 anos, durante sua batalha contra o vício do álcool e das drogas.





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.