São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

O FABULOSO LADRÃO DE BAGDÁ
Rede TV!, 13h.    (The Thief of Baghdad). 1978, 101 min. Direção: Clive Donner. Com Peter Ustinov, Roddy McDowall, Pavla Ustinov. Príncipe que viaja a Bagdá é assaltado. Chega à cidade sem um centavo e ainda é perseguido pelo feiticeiro real. Terá a ajuda, no entanto, de um estranho.

A INOCÊNCIA DO PRIMEIRO AMOR
Bandeirantes, 13h.     (Lucas). EUA, 1986, 99 min. Direção: David Seltzer. Com Corey Haim, Kerri Green, Charlie Sheen. O sofrimento de um adolescente tímido (Haim) quando se apaixona por uma colega, muito mais interessada nos rapazes do time de futebol da escola do que nele. Solução: ele entra para o time de futebol. Mais sensível do que a média das matinês.

O COMPUTADOR DE TÊNIS
SBT, 14h15.   (The Computer Wore Tennis Shoes). EUA, 1995, 91 min. Direção: Peyton Reed. Com Kirk Cameron, Larry Miller. Aluno invade o computador da escola e apropria-se de um trabalho de outro estudante. Durante a operação, ele leva um choque e tem transferidos para si todos os conhecimentos do computador. Filmeco que não funciona nem como matinê.

OS TRÊS MOSQUETEIROS
Globo, 15h50.     EUA, 1993, 100 min. Direção: Stephen Herek. Com Charlie Sheen, Kiefer Sutherland, Chris O'Donnel, Oliver Platt. Enésima versão da saga dos quatro mosqueteiros cuja missão é proteger o rei Luís 13 das tramas do cardeal Richelieu. A história empurra o filme, com locações na Áustria e elenco na linha "Malhação", recheado de astros teens.

NO CORAÇÃO DAS TREVAS
Record, 22h15.    (Heart of Darkness). EUA, 1993, 92 min. Direção: Nicolas Roeg. Com John Malkovich, Tim Roth, James Fox. Malkovich é Kurtz, o homem de uma companhia belga que opera com marfim, no Congo. Quando ele desaparece, Marlow (Roth) é encarregado de buscá-lo.

CONTATOS IMEDIATOS DO 3º GRAU
Rede TV!, 23h.      (Close Encounters of the Third Kind). EUA, 1977, 135 min. Direção: Steven Spielberg. Com Richard Dreyfuss, François Truffaut, Teri Garr. Ficção científica sobre a chegada de discos voadores à Terra. Apesar de tantas vezes reprisado, vale uma conferida. O filme é o que Spielberg tem de melhor: a fantasia.

INTERCINE
Globo, 0h30. A emissora propõe a escolha entre "Em Busca do Passado" (1995, de Bethany Rooney, com Frances Fisher, Deborah May) e "Ladrão por Excelência" (1980, de Don Siegel, com Burt Reynolds, Lesley-Anne Down).

LUA-DE-MEL A TRÊS
SBT, 1h30.     (Honeymoon in Vegas). EUA, 1992, 96 min. Direção: Andrew Bergman. Com James Caan, Nicolas Cage, Sarah Jessica Parker. Detetive (Cage) leva a noiva (Parker) para casar em Las Vegas. James Caan, disposto a conquistá-la, arma um jogo, de modo a que o rapaz se afunde em dívidas e as pague com a noiva.

QUASE MORTOS
Globo, 2h30.   (Almost Dead). EUA, 1993, 92 min. Direção: Ruben Preuss. Com Shannen Doherty, Costas Mandylor, John Diehl. Psiquiatra descobre que o túmulo da mãe está vazio. Antes que possa se refazer da surpresa, a habitual série de crimes começa a acontecer.

BRUCE LEE: A MALDIÇÃO DO DRAGÃO
Globo, 4h05.     (The Curse of the Dragon). EUA, 1993. Direção: Fred Weintraub e Tom Kuhn. Vida e obra de Bruce Lee, com cenas de seus filmes, ensaios, entrevistas com diretores e também atores do gênero (Chuck Norris) ou não (James Coburn), ou ainda com seu filho (Brandon Lee).

TV PAGA
A roda não é masculina nem feminina

da Redação

Ana Carolina é uma cineasta paradoxal. Filma bem como poucos, tem gosto e é inteligente.
No entanto, "Das Tripas Coração" (Canal Brasil, 3h) a mais literal e uma das mais supérfluas metáforas da história cinema: para dizer que uma mulher (ou a mulher) entra pelo cano, a cineasta coloca a atriz no interior de um cano.
Passemos pelos segundos sentidos sugeridos pela imagem. Seria o filme, que analisa a educação feminina, inacessível aos homens? Improvável. Não é o feminismo que torna "Das Tripas" problemático, mas esse tipo de imagem e uma certa vontade de inventar a roda, que não é feminina, nem masculina, nem quadrada. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Construir o novo sem destruir o antigo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.