São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL
Série italiana vence festival da Europa

da Reportagem Local

A minissérie italiana "La Piovra, lo Scandalo", do diretor Giacomo Battiato, levou a principal premiação (Ninfa de Ouro) do 38º Festival Internacional de Televisão de Monte Carlo, no principado de Mônaco.
O festival, realizado entre os últimos dias 18 e 28, é também um dos maiores pólos para a comercialização da produção de TV da Europa e internacional.
Participaram, entre outras, minisséries -com no máximo 12 capítulos- criadas nos Estados Unidos, no Japão, na Coréia do Sul e na Noruega.
A mostra competitiva não contou com produções brasileiras. As duas únicas inscrições feitas não foram sequer aceitas.
O festival contou com diversas estrelas do cinema e da televisão, como as atrizes Annie Girardot e Claudia Cardinale.

"O Vermelho e o Negro"
O júri, que teve um único representante da América Latina, o ator e diretor brasileiro Antônio Abujamra, premiou ainda - com estatuetas que levam o nome de Ninfa de Prata-, como melhor diretor do festival, Jean D. Verhaeghe, da França, pela minissérie "O Vermelho e o Negro", e como melhor roteirista, Alvin Rakoff, da Inglaterra, por "Uma Dança para a Música do Tempo".
Como melhor ator, Jozsef Szarvas, da Hungria, recebeu o prêmio por "A Casa de Szorad", e como melhor atriz, Carole Bouquet, da França, por "O Vermelho e o Negro".
Antônio Abujamra elogiou a qualidade da minissérie francesa "O Vermelho e o Negro", "de uma perfeição clássica", mas julgou que as produções não apresentaram "nada de novo".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.