São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
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ANIVERSÁRIO
Barbie


A boneca mais famosa do mundo já foi adolescente, jovem esperta, mulher independente e, agora, chega aos 40 anos de idade


ERIKA PALOMINO
Colunista da Folha

Adolescente dos anos 70, com 20 e poucos nos 80, uma jovem senhora nos 90 e uma quarentona no Terceiro Milênio. Assim é Barbie, a boneca, que nasceu em 1959 e comemora hoje 40 anos de existência no imaginário feminino do comércio e da cultura pop ocidental.
Maior fenômeno da indústria de bonecas em todo o mundo, seus números são impressionantes. Cerca de 1 bilhão de unidades foram comercializadas desde o lançamento. Duas bonecas são vendidas a cada segundo, no planeta. No Brasil, onde o fabricante Mattel decidiu instalar unidade própria em 98, de julho a dezembro foram vendidas mais de 1 milhão.
Assim, para comemorar o aniversário da boneca em São Paulo, uma grande festa se realiza hoje, somente para convidados, no elegante Jockey Club. No evento será homenageada a "embaixatriz da Barbie", selecionada entre mulheres que representem um exemplo positivo às crianças brasileiras. A escolhida foi Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.
Barbie foi criada para fazer companhia para a menina Barbara, filha de Ruth e Elliot Handler. Em viagem pela Europa, o casal conheceu a alemã Lili, com look adolescente e algo vamp. A idéia de Ruth foi criar uma boneca de estilo americano, com o conceito de ser uma "fashion model" teen, no momento em que a cultura da juventude amplificava seus horizontes.
Entre 45 e 1960, altas taxas de nascimento nos EUA criaram a chamada "Boomer Generation", que fizeram explodir o consumo de ícones do marketing americano, como hambúrgueres.
Sem ser, em absoluto, vanguarda, Barbie acompanha as ondas de comportamento e estilo de seus tempos. Praticamente uma fashion victim.
Em 1960 ocorre a primeira mudança, em que a maquiagem é suavizada, adquirindo um look de menina comum. Outras mudanças significativas aconteceriam ao longo dos 60 e, agora, em 98, em direção a uma imagem quase natural.
Seu namorado, Ken, apareceu em 61, usando calção de banho vermelho. Depois de Barbie ter um namorado, precisava de uma amiga para confidenciar seus segredos. Assim nasceu Midge, em 63, sem roupas próprias, mas podendo usar o guarda-roupa de Barbie.
O namorado de Midge, Allan, veio em 64, quando nasceu também Skipper, a irmã de Barbie, que tinha como amigos o garoto Ricky e a sardenta Skooter. Em 69, Ken ficou mais musculoso. Os gêmeos Tutti e Todd, irmãos de Barbie, apareceram em 66, mas foram tirados de circulação no início dos anos 70. Em 92 chegou a segunda irmã, Stacie. Em 95, Barbie ganhou outra irmã, Kelly, em versão bebê.
Os ventos dos anos 60 impulsionaram as modificações de Barbie. Em 67 ela ficou mais livre com o modelo Twist'N Turn Barbie, com a cintura que mexia. Ganhou amigos mais descolados, como PJ e a inglesinha Stacey.
Em 68 a versão falante dava pistas de seu universo: "O que eu devo usar no baile?" e "Tenho um encontro hoje à noite". Suas roupas eram inspiradas em estilistas famosos no momento, como Courrèges. Em 72 as frases viraram "Por que você não vem para jantar?" e "Acho que vou ligar para o Ken".
Enfrentando problemas financeiros e de saúde, o casal Ruth e Elliot Handler deixou a companhia nas mãos de outros diretores, que tinham como meta baratear os altos custos das bonecas. Assim, passaram a ser usados modelos mais básicos (na década mais insossa, em termos de roupas), o que absolutamente não condizia com a feérica moda de então. A recuperação veio em 77, com a Barbie Superstar, em modelos glamourosos.
Nos 80, houve a retomada dos princípios da Barbie como uma "career girl". O slogan da campanha publicitária de 1980 era "Nós garotas podemos fazer qualquer coisa, certo, Barbie?".
Também nos 80 começou-se a produzir as bonecas de diferentes nacionalidades. Foram criadas Christie e Brad, que por sua vez levaria a uma série de asiáticas, negras e hispânicas, nos 90.
Ainda tentando refletir a diversidade cultural e urbana, a Barbie Super Legal tem macacão, boné, mochila, esmalte e anéis no polegar. Para 99, uma versão neo-hippie sai com top de crochê, minissaia de franja, cabelo frisado e tatuagem de borboleta na barriga, lançada juntamente com a edição comemorativa dos 40 anos, que só terá 20 mil exemplares e será dada aos convidados da festa de hoje.


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