São Paulo, sexta-feira, 09 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descalça, Botafogo fala em despedida

Bailarina, em cartaz no Rio com espetáculo contemporâneo, diz que aposentadoria está próxima, mas não será neste ano

Carioca dança com cabelos soltos e sem sapatilhas em "Uma em Quatro", do grupo DC, peça que homenageia a figura da bailarina clássica


Divulgação
Ana Botafogo que, aos 35 anos de carreira, ganhará um "pas-de-deux" do americano David Parson

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A bailarina que é símbolo da dança clássica no Brasil diz que seu tempo está terminando. Com 35 anos de carreira (29 dedicados ao balé do Teatro Municipal do Rio), Ana Botafogo ainda não marcou a despedida dos palcos, mas fala em aposentadoria. Por isso, diz querer se aventurar em novos terrenos.
É uma Botafogo diferente, de cabelos soltos e pés descalços, a que pode ser vista no Centro Cultural Correios, no Rio. Ela é a estrela de "Uma em Quatro", do grupo DC, no qual divide a cena com Bettina Dalcanale, Laura Prochet, Monica Barbosa e Priscilla Mota, numa homenagem à figura da bailarina.
"Danço de um jeito que o público nunca me viu. Leve, solta, livre. A inspiração são os movimentos de Isadora Duncan [norte-americana ícone do modernismo na dança]." "Uma em Quatro" é o primeiro projeto dela em um ano cheio de espetáculos e certezas. Uma delas é a de que não dançará mais alguns papéis que a tornaram famosa, como "Coppélia" e "O Quebra-Nozes".
"Chegou a hora de ceder meu lugar, não tenho mais a acrescentar a esses balés. Estou em busca de personagens mais maduras, como "A Megera Domada" e "A Dama das Camélias'", diz ela, que não revela a idade. Neste ano, Botafogo quer continuar viajando com dois espetáculos criados com a pianista Lilian Barretto, com o show com Carlinhos de Jesus e ainda planeja criar outro trabalho clássico. Em julho dançará um "pas-de-deux" inédito do americano David Parsons.
Sobre o adeus às sapatilhas, afirma: "Já dancei mais do que imaginava, nunca achei que teria uma carreira tão longa. Minha despedida está cada vez mais próxima. Só não será este ano pois ainda pretendo viajar pelo Brasil dançando".


UMA EM QUATRO

Quando: de quinta a domingo, às 19h; até 18/4
Onde: Centro Cultural Correios (r. Visconde de Itaboraí , 20, Rio de Janeiro, tel. 0/xx/21/2253-1580)
Quanto: de R$ 5 a R$ 10
Classificação: 12 anos

Assista a vídeo com a bailarina Ana Botafogo

www.folha.com.br/100981




Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Cinema: "O Bem Amado" abrirá Cine PE
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.