São Paulo, terça-feira, 09 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Peça inédita participa do evento "Leituras de Teatro"
"Meu Primeiro Amor" analisa o universo feminino nos anos 60

DA REPORTAGEM LOCAL

Sete mulheres e um homem. Nada mais é preciso dizer para explicar que a leitura da peça inédita "Meu Primeiro Amor", que a Folha promove hoje, é sobre o universo feminino.
Luiza Jorge, atriz e produtora, escreveu o texto da peça há quatro anos. Desde então, busca uma oportunidade para trabalhar com Irene Ravache, que irá dirigir e atuar na peça.
"Meu Primeiro Amor" conta a história de uma família paulistana, entre 1950 e 1965. "Foi um período de grandes transformações, e a peça trata de pessoas que viveram neste momento de grande repressão moral e de poder da religião", explica Luiza Jorge.
O Brasil daquela época passava por um período político explosivo, mas Luiza conta que preferiu abordar o aspecto comportamental da período. "Com a renovação dos costumes, o texto parece ficção, mas aconteceu há muito pouco tempo."
"As mulheres desse período foram cobaias do amor livre, da pílula, da participação no mercado de trabalho, do novo homem e a peça trabalha estas questões", diz Ravache. "Mas conta, especialmente, daquelas mulheres que não se transformaram", completa a diretora.
A peça gira em torno das personagens interpretadas por Sonia Guedes, a mãe, e Guilhermina Guinle, a filha.
A moça se apaixona por um homem mais velho, papel de Tadeo Di Pietro.
Esse primeiro amor provoca uma série de fatos que, segundo Luiza, são "típicos do período".
"Faço teatro para o público refletir, não penso apenas em entretenimento, acho que muita gente vai identificar alguém da família com os personagens, é pura análise", diz Luiza.
A peça "Meu Primeiro Amor" ainda não tem previsão para entrar em cartaz, mas tanto o trabalho de Irene Ravache como de Luiza Jorge devem ser vistos em outros espetáculos ainda no segundo semestre deste ano.
Luiza prepara a peça "Você Vai Ser o Que Você Quer Ser", um monólogo com a atriz Heloisa Helena.
Ela é a autora do texto e faz a direção da peça, que trata da invasão da tecnologia no cotidiano da virada do século 20.
Já Ravache está trabalhando na fase de pré-produção da peça "Eu Me Lembro", de Geraldo Mayrink e Fernando Moreira Salles, que terá direção de seu filho, Hiran Ravache.
A atriz também participa da novela "Marcas da Paixão", da TV Record, que estreou ontem.
Hoje, no auditório da Folha, às 19h30, participam da leitura os atores Tadeo Di Pietro, Sonia Guedes, Iara Jamra, Cristina Mutarelli, Patricia Gaspar, Siomara Schröder e Guilhermina Guinle, além de Irene Ravache, que também dirige a leitura. (FABIO CYPRIANO)


Evento: Leitura da peça "Meu Primeiro Amor"
Onde: auditório da Folha (alameda Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos)
Quando: hoje, às 19h30
Quanto: entrada franca, reservas devem ser feitas pelo tel. 0/xx/11/224-3473, das 14h às 17h.


Texto Anterior: Amor e vingança temperam thriller psicológico
Próximo Texto: Arnaldo Jabor: O Brasil está sob anestesia e sem cirurgia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.