São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Novela das seis da Globo, que começa amanhã, recauchuta trama de 79 sem o autor ter mexido em "nenhuma linha"

"Cabocla" estréia atualizada por filhas de Ruy Barbosa

CLÁUDIA CROITOR
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DO RIO

Famoso por ser um dos últimos autores da Globo que faz questão de escrever suas novelas sozinho, sem colaboradores, Benedito Ruy Barbosa, 73, está cedendo: divide a autoria da nova novela das seis, "Cabocla", com suas duas filhas.
A divisão, no entanto, ocorre à maneira do autor: a trama já foi toda escrita por Ruy Barbosa. Só que em 1979, quando a Globo exibiu a primeira versão da novela.
Agora, para o remake que estréia amanhã, às 18h, substituindo "Chocolate com Pimenta", Edmara, 43, e Edilene Barbosa, 42, assumem as rédeas da história.
"O que estamos fazendo é pegando capítulo por capítulo e atualizando diálogos, crescendo a participação de alguns personagens, mexendo em cenas", diz Edmara. "Mas o enredo e a estrutura básica dos capítulos estão sendo mantidos. Como estamos conduzindo nosso trabalho em cima do que foi escrito por meu pai, ele tem nos deixado livres para criar, dentro da linha dele."
Mesmo assim, após reescrever cada capítulo com sua irmã, ela o envia para a avaliação do pai, que até agora -elas já estão no capítulo 50- não mexeu "em nenhuma linha sequer". "Nós já trabalhamos juntos há muito tempo, elas já leram tudo o que eu escrevi e já conhecem minha maneira de pensar", afirma Ruy Barbosa.
Edmara auxilia o pai há mais de 20 anos, desde a novela "Os Imigrantes", escrita para a TV Bandeirantes, quando fez a pesquisa histórica para a trama. Já Edilene começou a trabalhar com ele apenas em "Renascer" (93).
"Mas nunca permitiu que a gente escrevesse os capítulos, pois está acostumado a escrever sozinho, a criar em cima da máquina", diz.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema: Festival de Cannes cede ao ataque latino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.