São Paulo, terça-feira, 09 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIMAÇÃO

Anarquia dá o tom da estréia "Kappa Mikey"

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma época em que os desenhos proliferam na TV, quase sempre cópias pálidas de idéias já não muito boas originalmente, é louvável uma estréia como a de "Kappa Mikey", amanhã, às 18h30, no Nickelodeon.
É o desenho infantil mais amalucado e anárquico surgido na TV desde que o Pernalonga se vestiu de mulher pela primeira vez, nos anos 1940. A animação conta as aventuras de um jovem norte-americano -Mikey Simon- que se mudou para o Japão para ser estrela de um anime (os desenhos japoneses) de super-heróis chamado "Lilymu".
Além da metalinguagem (um desenho que fala sobre a produção de um desenho), chama a atenção em "Kappa Mikey" a sátira aos tradicionais desenhos de heróis japoneses (que ainda fazem a festa das crianças), com personagens que remetem a "Pokémon" e "Dragon Ball Z".
Mikey é o herói do desenho e o único com traço diferente, remetendo à sua origem estrangeira. Sua trupe inclui Gonard (o fortão burro, que é o vilão de "Lilymu"), Guano (um Pikachu reclamão) e as meninas Lily e Mitsuki.
Gerenciando esse grupo e a produção do desenho dentro do desenho está o senhor Ozu, um velho turrão que anda sempre acompanhado de um puxa-saco, o hilário Yes Man -que surge do nada, sempre aos gritos.
Mesmo infantil, "Kappa Mikey" tem um humor que remete aos absurdos do Monty Python -os interlúdios do desenho, por exemplo, são animados por sushis e sashimis dançantes-, mas também um tipo de comédia que é genuinamente oriental (apesar de ser uma produção norte-americana), de programas como "Banzai" -que tinha pegadinhas e quadros completamente fora dos padrões da TV ocidental.
É uma bela variação no cardápio saturado dos desenhos da TV brasileira, tendo tudo para virar o "Pica-Pau" da nova geração.


Kappa Mikey
Quando: estréia amanhã, às 18h30, no Nickelodeon



Texto Anterior: Televisão: Rede TV! produz série com incentivo fiscal
Próximo Texto: EUA sacodem a poeira do Vietnã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.