São Paulo, domingo, 09 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juventude transviada

Sucesso nos Estados Unidos e no Brasil, seriado "Glee" usa o formato dos musicais em trama que envolve integrantes de um coral escolar

THIAGO NEY
VITOR MORENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Qual o segredo de "Glee"?
Exibida regularmente desde setembro de 2009, tornou-se a principal estreia de uma série na TV norte-americana no ano graças ao sucesso de público (é assistida atualmente por 13,6 milhões de pessoas nos EUA; "American Idol", o campeão, é visto por 20 milhões) e crítica (recebeu o prêmio de melhor seriado de musical ou comédia no Globo de Ouro passado).
No Brasil, a história dos integrantes do coral do colégio William McKinley é transmitida pelo canal pago Fox -a Globo comprou os direitos para a TV aberta. Chegou às lojas caixa de DVDs com os 13 primeiros episódios. A atual primeira temporada termina nos EUA em 8/6.
"Glee" reúne elementos de musical, drama e comédia e tem como público alvo adolescentes que já passaram da idade de assistir a "High School Musical". Na trama, os atores reinterpretam canções que vão de clássicos da Broadway a faixas pop de Cyndi Lauper -Madonna se ofereceu para emprestar músicas à série; foi feito um episódio da rainha do pop.
Brad Falchuk, um dos criadores e roteiristas, falou à Folha sobre a popularidade do programa: "Ter permissão para usar as músicas mais famosas do mundo e cantá-las do nosso jeito fez toda a diferença".
Para ele, o seriado funciona como porta de entrada para o universo dos musicais: "Vários de nossos fãs são jovens, não ouviram muitos dos rocks clássicos e das canções dos anos 70 e 80. Assim que escutam a nossa versão, pensam: "Como será o som do original?'".
""Glee" é o resultado de vários talentos, não só musicais", diz o ator e diretor Miguel Falabella. "As histórias são acessíveis. É pueril, mas tão bem escrito que fica irresistível. "Glee" é legal; "Malhação" não é legal, porque não é bem escrita."
Já o diretor João Fonseca elogia os atores e seus personagens: "O elenco é incrível, alguns dos melhores jovens talentos da Broadway. Interpretam pessoas identificáveis e carismáticas, como a gordinha...".
Em "Glee", o coral é formado basicamente por alunos impopulares na escola, que rivalizam com a turma mais popular, como as líderes de torcida e os atletas. Em vez de praticar esportes, eles preferem cantar.
"Os musicais sempre estiveram em alta nos EUA e, agora, estão crescendo no Brasil. O público está se acostumando ao gênero, a ver atores cantando em meio a cenas. Isso ajuda no sucesso do seriado", opina o ator Ricardo Vieira (ele foi a Fera em "A Bela e a Fera").


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Comentário: Série tem graça adulta e ótimo repertório
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.