São Paulo, sexta-feira, 09 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Le Costume", mais recente peça do célebre diretor inglês, virá para festival em Porto Alegre
Pela primeira vez, Brasil assiste peça de Peter Brook

Reprodução
O diretor inglês Peter Brook



"Fios do Tempo", autobiografia do encenador, está sendo lançada no país, pela Bertrand Brasil, em julho


NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

A organização do Porto Alegre em Cena já marcou a data para a primeira apresentação de um espetáculo de Peter Brook no Brasil. No dia 21 de setembro, "Le Costume", mais recente encenacão do célebre diretor inglês, faz a primeira de quatro apresentações seguidas no festival de teatro do Rio Grande do Sul.
Em sua sétima edição, a mostra deixou para trás centros teatrais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba na disputa de produtores, que vem de várias décadas, para ver quem traria ao Brasil o teatro do criador de "Mahabharata" (85), "Sonho de uma Noite de Verão" (70), "Marat/Sade" (64) e outras montagens históricas.
Ainda não é certo, no entanto, que o próprio Peter Brook apareça em Porto Alegre em setembro, embora o festival continue tentando. O diretor está em fase inicial de produção da tragédia "Hamlet", de Shakespeare, seu novo espetáculo no Centro Internacional de Criação Teatral (CICT), no teatro Bouffes du Nord, em Paris.
O anúncio do primeiro espetáculo de Brook no país coincide com o lançamento de sua autobiografia, "Fios do Tempo" ("Threads of Time", 98), pela editora Bertrand Brasil.
No livro, ele relata seu exílio do teatro inglês, a criação do CICT e dos principais espetáculos -além de discutir algumas de suas maiores referências teatrais, de Grotowski a Antonin Artaud e Bertolt Brecht.
Junto com "Le Costume", já estão programados para o Porto Alegre em Cena, mas ainda sem datas definidas, o circo francês Convoi, o grupo teatral italiano Pippo del Bono e a companhia de dança canadense La La La Human Steps.
Do Brasil, entre outros, devem participar o Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho, com "Fragmentos Troianos", uma adaptação de Eurípides, e o teatro Oficina de José Celso Martinez Corrêa, com "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues -espetáculos já vistos em São Paulo.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Terno é convidado a jantar em "Le Costume"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.