São Paulo, sexta-feira, 09 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA
Mercado e política também foram abordados
Debate questiona cibercultura e transformações filosóficas

DA REPORTAGEM LOCAL


A Folha e a Universidade Anhembi Morumbi promoveram na quarta-feira, dia 31 de maio, no auditório da Folha, o debate "Cibercultura: Internet e Transformações Culturais", que contou com a participação de Pierre Lévy, sociólogo e professor da Universidade de Québec (Canadá); Rogério da Costa, professor de pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC-SP; e José Teixeira Coelho Netto, diretor do MAC-USP.
A proposta do encontro foi discutir as transformações filosóficas e as novas formas de relacionamento advindas com as tecnologias propostas pela Internet, ou seja, a cibercultura.
Lévy foi bastante generoso com as novas tecnologias, ao afirmar que os grandes debates planetários acontecem hoje na rede, mas a partir de iniciativas pessoais, e não dos governos. Segundo ele, isso não garantirá, porém, uma democracia participativa, mas fará com que as decisões políticas, econômicas e jurídicas sejam mais transparentes. "Esse é o futuro da política. Os políticos serão nossos servidores e deverão prestar conta de seus atos", disse.
Mais cético, Teixeira Coelho disse: "A longo prazo, as declarações de Lévy são generosas, mas, a longo prazo, todos estaremos mortos", referindo-se ao fato de a cibercultura mover-se em direção a um mercado globalizado e final. "No Brasil, vemos que o mercado é capaz de destruir as conquistas sociais", disse.
Rogério da Costa destacou o fato de a cibercultura propor uma nova "economia do conhecimento", que provocará grandes mudanças na educação. "Não estamos capacitados para abordar o conjunto de informações disponíveis na rede, mas dali se extrai conhecimento", disse.


Texto Anterior: Netvox - Maria Ercilia: Harvard discute a Internet
Próximo Texto: Evento analisa a violência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.