São Paulo, sexta-feira, 09 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA
Martin Lawrence une clichês aos piores cacoetes de Eddie Murphy

BRUNO GARCEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

V cê já viu esse filme antes. Pense na trama de "Uma Babá Quase Perfeita", com Robin Williams, aliada aos piores momentos de Eddie Murphy e eis que se chega a "Vovó...zona", estrelado por Martin Lawrence.
Em comum com o filme de Williams há a historinha do sujeito que se disfarça de mulher para atingir um objetivo secreto. Com Murphy, há o pastiche de filme policial, que pega carona no misto de comédia e ação de "Um Tira da Pesada".
Neste "Vovó...zona", Lawrence vive um agente do FBI que tenta capturar perigoso criminoso fazendo-se passar pela avó da ex-namorada do vilão.
Há um desencontro. A neta parte ao encontro da corpulenta avó sulista, e esta segue no encalço da moça. O que permite ao agente do FBI assumir o lugar da vovó.
Seguem-se então situações em que prevalece um humor grosso e por vezes escatológico, próximo ao do Eddie Murphy mais recente, vide "O Professor Aloprado".
Como Murphy, Lawrence é afro-americano e teve passagem pela TV, mas se trata de um arremedo bem menos capaz de propiciar o riso. Muito aquém do Murphy inspirado e de verve afiada que conferia seu talento a filmes como "Trocando as Bolas" e "48 Horas" e ao humorístico televisivo "Saturday Night Live".
As risadas que Lawrence provoca estão mais próximas das gracinhas entremeadas de sopapos e boçalidade que marcavam as "comediotas" da dupla italiana Terence Hill e Bud Spencer.
O humor escasso em tutano também é a tônica aqui. E, como não poderia deixar de ser, as situações inteiramente previsíveis são fartas. Cabe listá-las.
A obesa matrona possui, naturalmente, uma voluptuosa netinha, que não se intimidará em se exibir trajando uma sensual camisola para a suposta vovó.
O tira travestido de velhinha verá seu sangue ferver quando provocado pelo valentão das redondezas ou quando o falso netinho tomar uns cascudos de um grupo de garotos mais velhos. Não poderia faltar o velho mais saidinho que tenta algumas liberdades com a vovó "fake".
Claro, Martin Lawrence também terá direito a seu quinhão de mocinho, ao entrar em cena o implacável bandidão. Para fechar, a verdadeira vovó ainda dará as caras num dado momento, gerando sucessivos mal-entendidos.
Na sua semana de estréia nos Estados Unidos, o filme ocupou a segunda posição -perdendo para "Missão Impossível 2"- entre as maiores bilheterias americanas. Tempos bicudos.


Vovó...zona Big Momma"s House
  Direção: Raja Gosnell Produção: EUA, 2000 Com: Martin Lawrence, Nia Long, Paul Giamatti, Jascha Washington, Terrence Howard Quando: a partir de hoje nos cines ABC Shopping Plaza 1 e circuito




Texto Anterior: Cinema: Filme de Bolkan abre o 10º Cine Ceará
Próximo Texto: Disco: Uakti reinventa obra de Philip Glass em "Águas da Amazônia"
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.